O Banco Central lançou no fim de janeiro um sistema que possibilita a consulta de valores a receber. A novidade está disponível no portal Registrato e também permite que o consumidor solicite a devolução do dinheiro que é de seu direito.
Leia mais: Nubank lança seguro de celular com cobertura para danos e furtos
Nesta primeira fase, o BC estima R$ 3,9 bilhões de um total de R$ 8 bilhões em recursos ‘esquecidos’ serão devolvidos. Essas quantias são referentes às seguintes operações:
- Contas encerradas com saldo disponível;
- Tarifas e parcelas de cobradas indevidamente;
- Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito;
- Recursos não reclamados relativos a grupos de consórcio encerrados.
Em breve, o objetivo é devolver valores de tarifas e parcelas cobradas indevidamente que não estejam previstas em termo de compromisso, contas em instituições de pagamento ou corretoras de investimento encerradas com saldo disponível, entre outros recursos.
Consulta de valores a receber
Devido à alta demanda de usuários tentando realizar a consulta, o sistema saiu do ar apenas um dia após seu lançamento. A autarquia já anunciou que seu retorno ocorrerá no dia 14 de fevereiro.
Quando o problema for resolvido, o consumidor terá que fazer o login no portal Registrato e clicar na opção “Restituição de contas inativas” para verificar os valores. A devolução poderá ser solicita no próprio sistema, com pagamento via Pix ou outro meio de transferência.