scorecardresearch ghost pixel



Como recuperar as roupas que encolheram durante a lavagem

Aprenda de uma vez por todas como recuperar as peças de roupas que encolheram durante a lavagem errada em casa. São 3 truques infalíveis e super simples de fazer.



Algumas roupas são mais sensíveis à lavagem do que outras. Inclusive um dos problemas relacionados a isso está na hora da lavagem, quando algumas peças podem reduzir significativamente de tamanho. Para evitar transtornos, a primeira dica é ler com atenção a etiqueta da roupa, na parte que fala sobre o modo correto de lavagem.

Veja também: Como eliminar as manchas de água sanitária das roupas? Descubra aqui

A delicadeza de alguns tecidos somada à falta de cuidado na hora da lavagem pode resultar no encolhimento. O dano só é percebido na hora de vestir aquela calça que ficou linda na loja, mas agora mal passa pela cintura.

A primeira sensação é de que, misteriosamente, o corpo engordou de um dia para o outro. Ainda bem, a causa não é essa e o problema é mais fácil de ser solucionado do que parece.

Truques caseiros para alargar as roupas que encolheram

A boa notícia é que dá para recuperar as roupas encolhidas utilizando alguns truques caseiros bem eficientes.

Basta seguir as dicas que estão expostas abaixo para voltar a entrar nas peças que pareciam não ter mais solução. Lembre-se de sempre ter atenção nas próximas lavagens, para que a situação não se repita.

1 – Utilize o condicionador de cabelo

O condicionador de cabelo é o primeiro produto que você pode utilizar para recuperar o tamanho normal das peças depois da lavagem. O efeito é parecido com o do amaciante, porém ele respeita o tamanho original das peças.

Separe os seguintes ingredientes:

  • Meia xícara com condicionador de cabelo;
  • Meia xícara de vinagre branco;
  • Água morna.

O vinagre será utilizado apenas para suéter, do contrário aplique apenas o condicionador. Coloque a roupa de molho em água morna com o condicionador em um balde. Deixe assim por 20 minutos e depois estique o tecido com a mão para recuperar seu tamanho original. Estenda na sombra e espere secar sem torcer.

2 – Bicarbonato de sódio com vinagre

Outro método também bastante eficiente é utilizar bicarbonato de sódio e vinagre. Você vai precisar de:

  • 2 colheres de bicarbonato de sódio;
  • 2 litros de água quente;
  • 1 xícara de vinagre branco.

Deixe a peça de molho no bicarbonato e depois estique-a com cuidado. Volte para a solução e deixe por mais 1 hora. Dissolva o vinagre na água e utilize para enxaguar.

3 – Amaciante

Para desencolher as roupas com o amaciante, faça o seguinte:

Deixe a peça de molho em 1 litro de água com 250 ml de amaciante por 24 horas. Estenda a roupa sob o sol e deixe secar sem torcê-la.




Voltar ao topo

Deixe um comentário