scorecardresearch ghost pixel



Composto orgânico feito com casca de banana: aprenda a fazer um fertilizante natural

O verdadeiro segredo para manter uma planta saudável e bonita é nutrir o seu solo, portanto, o hábito de fertilizar constantemente é essencial.



Como seres vivos, todas as plantas necessitam de nutrientes para viver, com cuidados específicos levando em conta suas peculiaridades. Algumas pessoas reclamam que certas espécies vegetais morrem rápido, mas muitos esquecem do principal, a fertilização. 

Veja também: Receita de panqueca de banana com apenas 2 ingredientes

Em hortas, jardins ou vasos o adubo tem um papel importantíssimo, o verdadeiro alimento responsável pelas funções vitais, além da fotossíntese e água.

Quando se trata de qualidade, os compostos orgânicos superam aquelas fórmulas artificiais e até mesmo cheias de química. A partir de diversos alimentos naturais que devem ser colocados em contato com o solo, a retenção de água aumenta, evitando a desidratação em flores. 

As outras vantagens são a oferta de fósforo, minerais responsáveis pela estrutura do caule e folhagens e que são dissolvidos com mais facilidade.

Quais as vantagens do fertilizante feito de casca de banana?

Ao deixar de comprar uma substância manipulada são evitados vários desgastes ambientais, por exemplo, descarte do lixo das embalagens, poluição de agentes químicos e aumento da matéria inorgânica, de difícil decomposição. 

E aproveitar os alimentos é enriquecedor, pois você passa a aproveitá-lo de maneira integral, economizando dinheiro, ao ter custo praticamente zero compostando as sobras.

Sabe-se que muitas cascas de frutas e legumes servem para compostar e uma opção é colocar os resíduos orgânicos diretamente no solo. Mas para potencializar o efeito do fertilizante, siga as instruções abaixo.

Você vai precisar de:

  • Casca de 8 bananas

Modo de preparo:

  • Separe a banana em tiras, da forma como foi descascada para ter praticidade, distribuindo-as em uma forma.
  • Leve ao forno médio ou alto até desidratar.
  • Ao retirar, espere esfriar um pouco e depois bata no liquidificador até obter o pó fertilizante. Use quando for plantar ou coloque sobre a terra seguindo as orientações de acordo com as suas plantas. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário