scorecardresearch ghost pixel



Confira 11 alimentos que nunca devem ser guardados na geladeira

Nem todos os alimentos guardados na geladeira conseguem manter sua estrutura intacta por mais tempo. Alguns alimentos sofrem deterioração mais acelerada por causa da temperatura fria.



É importante saber quais alimentos devem ser guardados na geladeira, pois a refrigeração influencia na conservação e durabilidade dos alimentos. Podendo ser positiva ou não, o que vai depender do tipo de condição que cada alimento necessita para manter sua estrutura favorável ao consumo. Vamos conferir a lista de alimentos que merecem atenção.

Veja também: Comer açaí engorda? Entenda o que é mito e o que é verdade

Não guarde na geladeira: 11 alimentos que requerem atenção

Alguns alimentos não devem ser guardados na geladeira, porque a temperatura baixa pode acelerar o processo de deterioração de sua estrutura. Além de modificar sua textura, sabor e cheiro.

Café 

Absorve o aroma de outros alimentos guardados na geladeira. Para guardá-lo na geladeira, o recomendado é estar em um frasco bem fechado.

Pão

Tende a ficar bastante borrachudo e duro, pois a refrigeração retira sua umidade, acelerando seu envelhecimento.  O melhor é mantê-lo em temperatura ambiente.

Banana

A banana sofre um processo químico, onde suas células entram em estresse, sofrendo alterações no sabor, textura e no aspecto físico que muitas vezes é confundido por estar apodrecida.

Manjericão

Quando bem limpo e guardado em pote hermeticamente fechado pode durar até 5 semanas. Mas, o mesmo não acontece quando guardado solto, tende a murchar, ficando impróprio para o consumo.

Mel

Quando armazenado em refrigeração fica mais cristalizado e menos saboroso.

Cebola

Devido às baixas temperaturas, sofre o processo de transformação de seu amido em açúcar. Isso faz com que fique amolecida e mofada. Portanto, deve ser guardada em local seco e fresco.

Tomate

Absorve umidade que afeta sua durabilidade, além de perder o sabor.

Alho

A menos que esteja bem embrulhado em saco plástico ou picado e congelado. Do contrário, entra em processo de decomposição rápida se tornando mole e murcho.

Laranja

Pode ser armazenada em pote ou saco plástico desde que esteja madura, senão é melhor deixá-la em temperatura ambiente e aguardar o processo de amadurecimento.

Chocolate

Perde a qualidade saborosa, só deve ser guardado na geladeira quando estiver muito calor.

Abacate

Assim como a banana, quando guardado na geladeira fica com a casca e a polpa escura, devido ao processo de oxidação que modifica toda sua estrutura e diminui sua vida útil.




Voltar ao topo

Deixe um comentário