A deflagração da guerra entre Rússia e Ucrânia impacta não só os países envolvidos, mas o mercado financeiro mundial. Um deles é o Brasil, que pode sofrer com alta nos preço de diversos produtos, entre eles a gasolina e o pão. Entenda o porquê a seguir!
Leia mais: Conflito: Por que a Rússia invadiu a Ucrânia?
Muitos alimentos à base de trigo e milho ficarão mais caros porque tanto a Rússia quanto a Ucrânia são um dos principais produtores de cereais do mundo. Juntos, os países são responsáveis por 15% de toda a produção de trigo no planeta. No caso da Ucrânia, ela é detentora de 17% de todo o milho vendido mundialmente.
Preço do pão deve aumentar
Em caso de um conflito prolongado nas duas regiões, os preços de produtos à base de cereais deve subir.
Isso porque o Brasil ainda não é autossuficiente em trigo e precisa importar o cereal de outros países, como Estados Unidos e Argentina, com os preços negociados em dólar.
O que pode refletir diretamente no preço de produtos preparados com farinha, a exemplo, biscoitos, bolachas e o famoso pão francês.
Gasolina também pode aumentar
As invasões da Rússia na Ucrânia fizeram com que o preço do barril de petróleo tipo Brent chegasse a US$ 100, seu maior valor de mercado desde 2014.
Assim como os cereais, a Rússia também é uma das grandes produtoras de petróleo do mundo. E com as sanções internacionais, as negociações do produto nas bolsas sofrerão um grande impacto, causando uma grande pressão nos preços.
Considerando que a Petrobras adota a política de preços com base no fluxo do mercado internacional, é provável que o preço da gasolina atinja patamares elevados tão logo nos próximos dias.