A pimenta é um ingrediente presente em todo tipo de cultura pelo mundo inteiro. Suas propriedades são excelentes para a manutenção da boa saúde, desde que ingerida com moderação. Entre as incontáveis espécies do vegetal, uma tem destaque especial por ajudar no emagrecimento. A pimenta caiena pode ser usada tanto em doces quanto em pratos salgados. Uma pequena quantidade dela está presente até mesmo em saladas cruas.
Veja também: 6 chás que ajudam a controlar o diabetes de forma natural
O emagrecimento se potencializa, pois, a pimenta é um ótimo termogênico. A grosso modo, ela aumenta o calor corporal e estimula o trabalho do metabolismo, que fica acelerado. Assim, o corpo é obrigado a queimar mais calorias e eliminar gorduras que não faria em condições normais.
Pimenta caiena é um ótimo aliado de dietas para emagrecimento
De acordo com especialistas, a pimenta possui alta concentração de capsaicina, o elemento responsável pela sua ardência. No entanto, a capsaicina é também a responsável por acelerar o metabolismo orgânico. Ao ingerir uma dose pequena de pimenta, o corpo aumenta a termogênese e estimula a queima de gordura.
Não é à toa que essa espécie de pimenta já pode ser encontrada em suplementos “fitness”. Ela compõe produtos naturais que objetivam dar mais ferramentas para atingir os resultados físicos.
Manutenção da forma física pode ser beneficiada
A marca A Tal da Castanha desenvolveu um suplemento termogênico que utiliza a pimenta caiena. Essa mercadoria passou por vários testes, durante meses, para conseguir adequar o equilíbrio. Assim, é possível desenvolver meios naturais, ainda que passem por industrialização, para se beneficiar de nutrientes como a capsaicina.
Aliás, não é só a pimenta que garante efeito termogênico para o corpo. Café, gengibre e canela também têm propriedades semelhantes. A dificuldade está em conseguir absorver os nutrientes dos alimentos in natura. Nem sempre é possível manter todo o poder natural de um produto intacto diante dos preparos na cozinha. Também não é aconselhado ingerir grandes quantidades dos insumos crus, por exemplo. O ideal é sempre consultar um nutricionista ou profissional da área.