scorecardresearch ghost pixel



Conversas de WhatsApp contam como horas extras?

Uma garçonete do interior de Goiás conseguiu provar horas extras de trabalho usando conversas pelo WhatsApp.



As redes sociais facilitaram a vida de muita gente, mas também trouxeram um grande problema para profissionais de determinadas áreas. É a sobrecarga de trabalho, com o expediente durando muito além das horas contratuais. O assunto é tão sério que o Tribunal do Trabalho já reconhece as conversas do WhatsApp como vínculo de trabalho.

Leia mais: Burger King anuncia abertura de mais de 1.100 vagas de emprego no Brasil

Por exemplo, uma mulher que trabalhava como garçonete foi indenizada por conseguir provar que trabalhava além das horas definidas. Isso tudo pelas conversas pelo WhatsApp, que renderam horas extras e até adicional noturno.

Horas extras

Não é difícil encontrar quem também viva essa situação. De chegar em casa depois de longas horas de trabalho e continuar atendendo questões do emprego, fora do horário de expediente.
O desrespeito é maior por meio das mensagens instantâneas nos aplicativos de mensagem, como o WhatsApp. O caso da garçonete foi registrado em Caldas Novas, no interior de Goiás.

De acordo com a ação, a mulher foi contratada como temporária. Mas, logo depois, teve a carga horário de trabalho ampliada e depois foi demitida.

A mulher procurou o Tribunal Regional do Trabalho e conseguiu comprovar o vínculo de trabalho e as horas excedentes por meio das conversas de WhatsApp que trocou com o dono do restaurante.

A empresa teve que pagar as despesas com a demissão sem justa causa, além de todos os valores devidos à garçonete, como horas extras e adicional noturno.

O caso reforça o alerta sobre a importância de as empresas respeitarem as cargas horárias definidas e a lei em geral.




Voltar ao topo

Deixe um comentário