scorecardresearch ghost pixel



Cuidado! 5 plantas que você não deve ter no quarto

Você sabia que alguns tipos de plantas não são aconselháveis de se ter dentro do quarto? Saiba o porquê a seguir.



Que a gente adora uma plantinha, é fato. Mas a questão é que nem todas podem estar dentro da nossa casa, muito menos no nosso quarto, pois existem plantas que são tóxicas e podem afetar nossa saúde. Você sabia disso?

Veja também: Umidificador de ar natural: conheça 5 plantas para ter na sua casa

O conceito urban jungle chegou e dominou a mente de muitos de nós, principalmente os moradores de apartamentos que não estavam mais aguentando viver em meio a uma cidade de concreto. Este conceito se trata de um estilo que inclui plantas e elementos ligados à natureza na decoração do ambiente, de forma trazer mais vida e frescor para dentro do local.

Mas e você sabe quais plantas você não pode ter na sua casa, ou pior, no seu quarto?

5 plantas para deixar longe do quarto

  • Philodendron

Conhecida popularmente como Imbé, é muito difundida no país graças a sua beleza com folhas grandes que podem alcançar até um metro de altura.

Porém, por trás de sua beleza, se esconde um nível considerável de toxicidade, visto que,  dos pecíolos (são os cabinhos que unem as folhas à planta) saem uma substância branca leitosa tóxica para humanos, com potencial de causar desde irritações na pele e nos olhos até mesmo asfixia, caso seja acidentalmente ingerida.

  • Prímula

A beleza da Prímula pode até enganar, mas o fato é que: durante a floração, a prímula exala algumas substâncias tóxicas, chamadas alcalóides, que podem ser catalisadores de uma crise de náuseas e tontura, além de possuir folhas tóxicas, que contêm veneno com potencial de provocar fortes reações alérgicas.

  • Monstera

A Monstera pode, frequentemente, ser vista em locais públicos. Porém suas folhas contêm uma substância tóxica que, em contato com as mucosas, pode provocar reações tóxicas, além de envenenamento grave em caso de consumo das folhas.

Podem prejudicar a faringe e laringe e, em casos mais graves, provoca náuseas, vômitos, queimação estomacal, asfixia, dificuldade de engolir e salivação abundante, se ingeridas.

  • Brovália

A Brovália é um arbusto pequeno com flores brancas, lilás ou azul porém, extremamente tóxica. Ao manuseá-la é necessário que se lave bem as mãos, e mantê-la longe de crianças e pets.

  • Comigo ninguém pode

A dieffenbachia, também conhecida por “Comigo ninguém pode”, é uma planta popular muito usada para decoração, apesar disso é uma planta muito tóxica.

A toxina está presente em todas as partes verdes da planta e seu manuseio pode causar uma forte reação alérgica, vermelhidão da pele e lacrimejamento, irritação das mucosas, cólicas abdominais, náuseas, vômitos, além de ter potencial para causar edema de lábios, língua e palato.




Voltar ao topo

Deixe um comentário