scorecardresearch ghost pixel



Cuidado! Estas frutas podem elevar as taxas de glicose no organismo

O consumo das frutas é importante porque são ricas em fibras e nutrientes.



Não dá para ficar sem consumir frutas, pois além de serem alimentos importantes para o nosso organismo, são ricas em fibras e outros nutrientes que precisam fazer parte da nossa rotina alimentar, da nossa dieta. Mas algumas frutas possuem um teor calórico e de açúcar mais alto do que outras e precisam de mais cautela no consumo.

Leia também: Aprenda a fazer chá de canela contra a hiperglicemia e o diabetes

A indicação dos nutricionistas é que sejam consumidos alimentos com um baixo índice glicêmico, sendo que essa taxa deve ser abaixo de 50.

É preciso observar também a alimentação como um todo e o contexto em que essa fruta foi inserida, pois por algumas possuírem um índice glicêmico muito alto, acima de 55, dependendo da quantidade a ingestão pode gerar um impacto glicêmico maior do que as outras que possuem uma menor quantidade de açúcar.

Confira abaixo algumas frutas que podem elevar as taxas de glicose no organismo:

  • Banana
  • Ameixa preta
  • Caqui
  • Manga
  • Mamão

A quantidade ingerida desses alimentos é que de fato representa um problema, isso porque a depender da quantidade, o índice glicêmico pode ficar alto, prejudicando a saúde.

Diabetes

Não é preciso que pessoas que possuem diabetes ou qualquer alteração glicêmica evitem o consumo dessas frutas, mas o façam sempre com muita moderação, inserindo as quantidades certas na dieta. Essa inserção correta fará com que a velocidade de absorção da glicose da fruta no organismo aconteça de forma mais lenta.

Outros alimentos que devem ser evitados são os industrializados, pois eles possuem calorias altíssimas que podem impactar na glicemia de forma mais agressiva e prejudicial do que as frutas. As opções naturais apresentam alto teor de nutrientes e de fibras, que retardam a absorção da glicose, se mostrando uma opção mais saudável.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário