scorecardresearch ghost pixel



Cuidado: Novo vírus pode zerar sua conta bancária e resetar o celular

Vírus realiza um rastreamento por GPS, permitindo que ele monitore os aplicativos bancários das vítimas e tire tudo o que estiver depositado lá.



Está circulando pela internet um vírus do tipo trojan que provoca fraudes bancárias e ainda reseta por completo o celular da vítima.

Leia mais: Saiba como ganhar até R$ 50 por dia via PayPal com novo app

Identificado no Brasil pela primeira vez em 2019, o malware, conhecido como BRata, foi repaginado e, além de fazer um limpa em contas de bancos, também ativa o chamado “kill switch” – ferramenta que ativa a redefinição de fábrica do celular e apaga todos os dados.

Quem notou as mudanças da ameaça foi a empresa de segurança Cleafy. De acordo com a companhia, o vírus realiza um rastreamento por GPS e se comunica com os servidores de controle do aparelho, permitindo que ele monitore os aplicativos bancários das vítimas e tire tudo o que estiver depositado lá.

“Depois que o malware infectou e realizou com sucesso uma transferência bancária do aplicativo bancário da vítima, ele forçará uma redefinição de fábrica no dispositivo da vítima”, informou a Cleafy, em nota.

A princípio, o BRata foi disseminado apenas entre os brasileiros, mas agora ele parece estar presente em bancos dos Estados Unidos, Europa e de demais países da América Latina. Ainda não se sabe se o malware vem se espalhando por aplicativos da Google Play ou por outras lojas oficiais Android.

Especialistas em tecnologia acreditam que a propagação do BRata esteja acontecendo por meio de mensagem de texto de pishing, geralmente disfarçadas de alertas bancários.




Voltar ao topo

Deixe um comentário