scorecardresearch ghost pixel



Novo golpe do Pix é detalhado pela polícia; fique de olho para não cair

Os criminosos estão aplicando um velho golpe pelo PIX, mas agora com o QR Code falso. A polícia alerta para o aumento no número de vítimas.



O PIX veio para facilitar as transações e reduzir os custos para os brasileiros. Só que, junto a isso, fez crescer também o número de golpes. Cada dia mais os criminosos tentar aproveitar a ferramenta para conseguirem dinheiro rápido.

Leia mais: IR: todo dinheiro que entra na conta precisa ser declarado?

Diante do aumento no número de casos, a Polícia faz o alerta para que os brasileiros fiquem em alerta e desconfiem de mensagens de desconhecidos. Ou até mesmo nos golpes em que os criminosos se passam por outras pessoas.

Golpe do PIX

Entre as facilidades, o PIX tem um QR Code que deixa os pagamentos ainda mais simples. Mas isso também tem facilitado a atuação dos golpistas. Uma prática que tem se tornado comum é a falsificação de faturas. Assim, os criminosos criam um QR Code com código alterado e enviam para as vítimas.

Em linhas gerais, o pagamento pelo QR Code dispensa a necessidade de digitar informações como o CPF, CNPJ, e-mail ou telefone. Fica mais fácil e prático conseguir pagar por diversos produtos e serviços.

O problema é que os golpistas estão falsificando o QR Code das faturas e enviando para os clientes. Assim, com a alteração, o dinheiro vai direto para a conta dos criminosos.

A Polícia também alerta que os golpistas estão clonando a identidade visual das empresas para enganar as vítimas. Outra prática que tem sido comum pelos criminosos são os descontos para quem fizer o pagamento por QR Code. Ou seja, é uma forma de incentivar que as pessoas paguem mais rápido e sem analisar as demais informações.

Assim, a orientação é sempre conferir todas as informações antes de fazer o pagamento. E não somente o código QR Code. Por isso, observe sempre a razão social para conferir se é mesmo da empresa.

Além disso, caso caia em algum golpe, procure o quanto antes uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência. É importante salvar também o comprovante do pagamento ou transferência.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário