scorecardresearch ghost pixel



Descubra o que é o cote e como ele pode ajudar a cuidar do jardim

A adubação é um dos processos mais importantes para garantir vegetais saudáveis e bem desenvolvidos. Por isso, muita gente se pergunta sobre o que é o cote.



A jardinagem é uma das atividades mais prazerosas que muitas pessoas encontram para ter como hobby. Alguns acabam gostando tanto do mundo dos vegetais que decidem se profissionalizar e fazer da diversão o seu trabalho.  Seja qual for o seu caso, uma coisa é fato: não tem como a jardinagem dar certo sem um bom adubo. 

Veja também: Entenda como as cinzas podem ajudar a cultivar suas plantas em casa

Não importa onde as plantas serão cultivadas, é preciso que o substrato seja fértil e ofereça os nutrientes necessários. Por isso, hoje você vai descobrir o que é e para que ser o cote.

Existem várias opções de adubo presentes no mercado. As mais populares, atualmente, são o NPK 10-10-10, rico em nitrogênio, fósforo e potássio, tudo o que uma planta precisa para se desenvolver. Com a adubação tipo cote, no entanto, algumas coisas acontecem de modo bem distinto.

O que é o cote?

O cote pode ser considerado uma espécie de adubo, cheio de minerais em sua fórmula. Contudo, a sua principal característica está na liberação lenta e gradual dos nutrientes para o solo.

É comum encontrar o cote em formato de pequenas esferas que são dissolvidas durante as regas do jardim. A grande característica desse processo está em oferecer nutrientes em medidas “homeopáticas”.

Ou seja, o cote libera as substâncias necessárias aos poucos. Isso impede que o vegetal sofra com um solo mal adubado e produza folhas queimadas por conta disso.

Benefícios do cote para o jardim

Ainda que o preço do cote seja um pouco mais elevado, seu rendimento compensa na hora da compra. Cada 400g do produto custa algo entre R$ 35 e R$ 45, mas renderá por muito tempo, já que não é preciso grande quantidade para utilizá-lo. Este é o primeiro benefício proveniente deste modelo de adubação.

Outra vantagem está no processo acelerado de crescimento. Basta comprar vegetais cultivados com cote e outros sem. Os primeiros estarão metade do tamanho maior do que as que foram tratadas com outros tipos de adubo.

Quem utiliza cote elogia a praticidade do uso, além das demais características citadas. Principalmente para quem faz cultivos em vaso, o cote é uma forma prática e mais controlada de aplicar o adubo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário