scorecardresearch ghost pixel



Empresas podem afastar funcionários com Covid sem atestado?

Segundo portaria, os funcionários precisam ser afastados por 10 dias em casos de confirmação da doença ou simplesmente pela suspeita.



O aumento de casos de Covid-19, principalmente com a variante Ômicron, fez com que 2022 começasse com vários funcionários pedindo afastamento de suas atividades por estarem com sintomas ou confirmados para a doença. Agora, as empresas podem afastar os funcionários mesmo sem atestado médico.

Leia mais: Covid-19: trabalhador pode negar o retorno do trabalho presencial?

A mudança chega em um momento em que todas as unidades de saúde se encontram lotadas de pacientes com sintomas da doença. Por isso, conseguir atendimento médico nem sempre é fácil. Na tentativa de reduzir os riscos de transmissão da Covid-19, o melhor é afastar aqueles que estão com sintomas.

Afastamento sem atestado

Uma portaria dos Ministérios do Trabalho e Previdência e da Saúde foi publicada com as novas orientações para as empresas e funcionários. As alterações partem da atualização das medidas de combate ao vírus da Covid-19.

Muitas empresas voltaram a adotar o formato de home office, com funcionários trabalhando de casa, enquanto outras estão em revezamento de equipes para evitar o contato entre os trabalhadores.

Pela portaria dos ministérios, os funcionários precisam ser afastados por 10 dias em casos de confirmação da doença ou simplesmente pela suspeita. O mesmo vale com a confirmação de Covid-19 de algum familiar que more na mesma casa que o trabalhador. Nesse caso, é preciso apresentar o atestado de confirmação da doença da pessoa que vive com o funcionário.

Outra mudança é que não é mais obrigatório apresentar atestado médico para garantir o afastamento do trabalho presencial. A necessidade do atestado só se dará em casos de afastamento por mais de 10 dias. Além disso, caso o trabalhador afastado não tenha mais nenhum sintoma após sete dias, ele pode voltar para as atividades presenciais.

Os dias começam a ser contados a partir do primeiro sintoma da doença. Se forem assintomáticos, vale a partir da data de coleta do teste. A preocupação de muitos trabalhadores está relacionada ao pagamento. Por isso, durante o período de afastamento, a remuneração é integral.




Voltar ao topo

Deixe um comentário