scorecardresearch ghost pixel



Utilize vinagre no jardim para garantir que suas plantas e hortaliças cresçam

Descubra as 3 principais funções benéficas do vinagre para os vegetais. Aprenda a aplicar corretamente o produto.



O vinagre é um dos produtos mais úteis para se ter em casa. Ele faz parte daqueles tipos de ingredientes que servem para quase tudo. Sua utilização é principalmente voltada para o preparo de vários alimentos, porém o vinagre vai muito além. 

Veja também: Aprenda a fazer calda de pimenta para repelir pragas de seu jardim

Dá para utilizá-lo nos cuidados da casa, na limpeza pesada, para eliminar fungos e bactérias e até para melhorar a saúde das suas plantas. Pois é, o vinagre pode ser um aliado incrível nos cuidados com o jardim.

Vinagre tem poder para deixar o jardim mais saudável

Primeiramente, vale ressaltar que o vinagre é um insumo natural, proveniente da criação do vinho. Embora existam vinagres a base de grãos e frutas variadas, originalmente o vinagre aparece da fermentação do vinho. Ele é um produto bastante ácido e esta é justamente a característica que o torna tão eficaz para vários fins.

Na utilização relacionada aos cuidados do jardim, o vinagre pode ser uma mão na roda. Ele tem a capacidade, inclusive, de garantir a saúde dos diversos vegetais. Podem ser plantas ornamentais ou hortaliças, não importa, os efeitos do vinagre certamente vão ajudar bastante.

Conhece alguns benefícios do vinagre para o seu jardim

Com essas dicas, você poderá começar a aplicar o vinagre ainda hoje em suas plantas.

1 – Elimina e previne pragas

O pH alto do vinagre garante que todo o mofo das plantas seja eliminado de forma eficaz. Ele ainda previne o aparecimento de vários insetos, como a cochonilha e de bactérias que podem ser prejudiciais. Aliás, o vinagre ajuda até a afastar pássaros e animais domésticos do seu jardim. Basta diluir o vinagre de álcool ou de maçã, por exemplo, em água e borrifar pelo jardim.

2 – Aumenta a acidez do solo

Uma utilização do vinagre para o jardim também está na acidez do substrato ou do solo. Diversas plantas precisam de um solo um pouco mais ácido para que cresçam e se desenvolvam. Basta aplicar o vinagre diretamente no solo, ou então diluí-lo em água antes de aplicar.

3 – Desinfetante de terracota

Os vasos de terracota podem contar alguns minerais que são altamente maléficos aos vegetais. Para evitar isso, basta preparar uma mistura de vinagre de álcool e diluir em água mineral. Deixe o vaso de molho na solução por 1 hora e pronto. Pode utilizar sem medo depois desse procedimento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário