scorecardresearch ghost pixel



Estraga o carro? 5 mitos e verdades sobre andar com o tanque na reserva

Descubra o que verdadeiro ou falso quando o assunto é pilotar o veículo com o tanque na reserva. Saiba quais os riscos você está correndo.



O preço dos combustíveis insiste em pesar no bolso do motorista brasileiros. Sendo assim, não é de se espantar que muita gente tem andado por aí com o veículo no tanque reserva. O intuito é evitar ao máximo a ida ao posto para não ter que se deparar com os preços exorbitantes da gasolina, álcool e diesel.

Leia mais: Prejuízo: Navio cargueiro com carros Porsche pega fogo em alto mar

Mas será que faz bem para a durabilidade do carro? Para responder essa pergunta, veja a seguir 5 mitos e verdades sobre andar com o tanque na reserva e tire suas dúvidas.

Mitos e verdades sobre andar com o tanque na reserva

1. Provoca multa por pane seca – Verdade

Quando o carro fica sem combustível e para de funcionar repentinamente, ele pode gerar acidentes graves. Essa irregularidade tem como resultado a incidência de multa de infração média. O valor é de R$ 130,16 além de 4 pontos na carteira.

2. Queima a bomba de combustível – Verdade

Com o tanque na reserva, pode haver um superaquecimento do veículo. O baixo nível de combustível no tanque causa diminuição da lubrificação da bomba, que pode resfriar e sofrer queima total.

3. Entope os bicos injetores – Mito

Em razão do processo de decantação, a sujeira do tanque acaba depositada no fundo, se misturando com o resto do combustível. Essas partículas acabam indo para o filtro de combustível, que corre o risco de entupir. Neste caso, a troca do filtro acaba sendo mais barata em comparação aos bicos injetores.

4. Veículos possuem o mesmo tanque reserva – Mito

A quantidade de combustível que o tanque reserva suporta varia de 5 a 8 litros, dependendo do modelo do carro. O volume é suficiente para chegar ao posto para abastecer. A recomendação é chegar a máximo de 1/4 do tanque para evitar o risco de pane seca.

5. Combustível premium é a solução – Mito

Independente do tipo de combustível que se utiliza no carro, ele também pode provocar malefícios ao veículo, como superaquecimento da bomba, acúmulo de sujeira no fundo do tanque, entupimento da peneira e dos filtros, dentre outras complicações. Portanto, mantenha o abastecimento correto do veículo e evite dores de cabeça.




Voltar ao topo

Deixe um comentário