INSS negou o seu benefício? Saiba o que pode ser feito

Descubra como conseguir reverter um benefício negado pelo INSS. Entenda o motivo e o que fazer após receber a resposta.



Uma surpresa desagradável que só ocorre em situações de necessidade é o recebimento da negativa do INSS. Alguns cidadãos acabam tendo benefícios negados pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS)

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O problema é que essa falha só acontece quando a pessoa solicita o recebimento de algum valor do governo. Em outras palavras, a negativa é dada diante da aposentadoria, acidentes, invalidez, doenças ou outras situações do gênero.

Diferentemente do que se imagina, às vezes o problema que impede o recebimento do benefício é mais simples do que se imagina. Uma informação equivocada ou incompleta no cadastro do beneficiário pode gerar erros na hora do recebimento. Assim, boa parte das ocorrências de negação do INSS podem ser evitadas com uma larga antecedência.

Benefício do INSS negado. E agora, o que fazer?

Se você solicitou o recebimento de algum benefício ao INSS e recebeu a resposta negativa, tenha calma. É hora de entender o que aconteceu e identificar onde está o erro.

Se a solicitação está atrelada à aposentadoria ou à pensão por morte, leia atentamente o processo administrativo. No documento constam os motivos que barram o recebimento do auxílio.

Ao saber sobre qual a causa da negação, você poderá:

1º Recorrer ao próprio INSS

Basta entrar em contato via telefone, pelo número 135, ou via internet, no site Meu INSS.

Para acesso digital:

  • Acesse o Meu INSS com seu login e senha;
  • Busque a opção “Agendamentos/Requerimentos”;
  • Entre em “Novo Requerimento”;
  • Escolha a opção desejada;
  • Insira todos os dados solicitados;
  • Finalize seu pedido.

2º Encaminhar novo pedido administrativo

Faça uma nova solicitação. Você precisará de:

  •  Documentos pessoais do interessado;
  • Motivos pelos quais você discorda da decisão do INSS;
  • Outros documentos que o cidadão queira adicionar.

Entre em contato com o INSS para saber como fazer isso, ou então acesse o MEU INSS e procure por: “pedido administrativo”.

3º Ingressar com uma ação judicial

O mais indicado aqui é buscar um advogado para receber as orientações adequadas e nunca iniciar o processo judicial por conta própria, sem conhecimento técnico.




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