scorecardresearch ghost pixel



Não está em nenhum benefício do governo federal? Saiba como começar a receber

Muitas famílias de baixa renda dependem dos benefícios dos programas sociais. Aprenda a se cadastrar para garantir o dinheiro.



A inflação alta e o desemprego deixaram muitas famílias brasileiras ainda mais necessitadas de ajuda do governo federal. O recursos financeiros são transferidos da União para as famílias que participam de programas sociais. E cada programa tem regras definidas. Entenda um pouco mais.

Leia mais: Saiba se o auxílio permanente de R$ 1.200 tem chances de sair em 2022

Recebem recursos do governo federal as famílias em situação de vulnerabilidade. A regra básica para todos os programas é que os interessados tenham os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

É um banco de dados com todas as informações das famílias. É por meio do cadastro que o governo direciona os programas e, consequentemente, os recursos.

Programas sociais

São vários os programas sociais do governo federal. O Auxílio Brasil, que substitui o Bolsa Família, assim como o Benefício de Prestação Continuada, Tarifa Social de Energia, Vale-gás e tantos outros. Hoje, o maior deles sem dúvida nenhuma é o Auxílio Brasil, com mais de 17,5 milhões de famílias beneficiadas.

Por isso, se você é de baixa renda e ainda não recebe nenhum benefício social, o primeiro passo é procurar uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). É por meio do cadastro nessas unidades municipais que os dados chegam ao governo.

Inclusive, alguns programas são de adesão automática. Ou seja, apenas pelos dados das famílias o governo federal já libera os recursos de acordo com cada necessidade. Por isso é tão importante manter sempre os dados atualizados no CadÚnico.

Todos os meses o governo faz uma atualização dos benefícios. Por exemplo, se você fez agora o CadÚnico, certamente vai entrar numa próxima rodada de pagamentos logo quando houver mais uma atualização do sistema por parte do Ministério da Cidadania.




Voltar ao topo

Deixe um comentário