Cerca de 17,5 milhões de brasileiros receberam a nova parcela do Auxílio Brasil até esta segunda-feira, 31. Além daqueles que já faziam parte do programa no ano passado, mais 2,7 milhões de famílias foram incluídas na folha de pagamento do benefício em janeiro.
Leia mais: Dificuldade para consultar o abono salarial PIS/Pasep? Descubra como resolver
Para verificar se foi um dos novos contemplados, o cidadão deve realizar uma consulta pela internet. De acordo com alguns relatos, as seguintes mensagens têm aparecido no aplicativo: “Não há benefício para esse CPF” ou “Não foi encontrado benefício do Auxílio Brasil para o seu CPF”.
Mas o que isso significa?
Segundo o Ministério da Cidadania, o número de inclusões foi suficiente para zera a fila de espera pelo auxílio. Mesmo com as novas entradas, muita gente que se cadastrou no CadÚnico após o fechamento da nova lista acabou ficando de fora dos repasses deste mês.
Essas mensagens não necessariamente querem dizer que o indivíduo não foi aprovado, mas sim que seu CPF ainda não está na folha de pagamento do Auxílio Brasil. O motivo pode ser a falta de atualização do sistema, por exemplo.
Além disso, é preciso ficar atento para não informar o número do documento incorreto na hora da consulta. Somente o CPF da pessoa cadastrada como responsável pela família no Cadastro Único retorna com os resultados certos.
Em caso de dúvida ou problemas com o Auxílio Brasil, o interessado pode entrar em contato com a Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania, pelo telefone 121.