scorecardresearch ghost pixel



“Não há benefício para este CPF”; o que fazer se essa mensagem aparecer?

Diversos cidadãos têm reclamado sobre a demora no Auxílio Brasil. Enquanto isso, outros ainda nem entraram no sistema de pagamento.



Os pagamentos referentes ao Auxílio Brasil continuam sendo efetuados pelo Governo Federal. Segundo o Ministério da Cidadania, quase 17,5 milhões de brasileiros receberam as quantias no primeiro mês do ano. 

Veja também: Por que é preciso realizar a prova de vida ao INSS? Entenda o dilema

O valor do benefício que deve substituir o Bolsa Família é de R$ 400 por pessoa. Ao todo, pouco mais de 3 milhões de novos beneficiários entraram para o programa em janeiro. Isso ocasionou uma superlotação do sistema.

Embora o número pareça muito alto, a verdade é que diversas famílias em situação de necessidade ainda não tiveram acesso ao benefício. Quando consultam o status do pagamento a mensagem que aparece é “não há benefício para este CPF”.

Entenda o que quer dizer mensagem negativa para o Auxílio

Outra mensagem que desanima o cidadão é a seguinte: “não foi encontrado benefício do Auxílio Brasil para o seu CPF. Para mais informações sobre o programa ligue para o telefone 121”.

A pior parte é a de que essa mensagem quer dizer exatamente isso: o cidadão ainda não está apto a receber os valores. Vários beneficiários, inclusive, estão na lista de espera para receberem o benefício Auxílio Brasil ainda este ano.

Beneficiários reclamam de direito não concedido

Vários brasileiros estão reclamando que têm direito a receber o benefício, mas que as mensagens negativas continuam aparecendo. De fato, o Ministério da Cidadania reconheceu o transtorno, mas não apontou uma solução rápida ao problema.

As divergências são variadas e incluem dificuldade no processamento de dados, por exemplo. Entre elas, o beneficiário também deve levar em consideração:

  • Desatualização cadastral;
  • Dados errados;
  • Erros no sistema do governo;
  • Procedimentos burocráticos em andamento;
  • Fraudes; entre vários outros.

Aliás, especialistas indicam para que os cidadãos verifiquem seus dados a fim de evitar fraudes. Diante dos vazamentos de dados, como ocorreu durante o pagamento do Auxílio Emergencial em 2021, vários golpistas continuam atuando. A intenção é sempre a mesma: desviar o dinheiro do cidadão que tem direito a recebê-lo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário