scorecardresearch ghost pixel



Ora-pro-nóbis: a mais nova aliada para a saúde

Conheça esse alimento poderoso que vem transformando a dieta de várias pessoas, potencializando o metabolismo ao garantir mais energia.



Ora-pro-nóbis, literalmente ‘’ora por nós’’, não recebeu esse nome à toa, porque a hortaliça é rica em nutrientes que previnem ou tratam doenças. Considerada uma PANC, Plantas Alimentícias Não Convencionais, tem se tornado cada vez mais popular na cozinha brasileira. É cultivada em abundância na região sudeste, principalmente Minas Gerais, mas atualmente é possível encontrá-la em outros lugares. 

Veja também: Plante limão no copo para ter a casa sempre cheirosa

Também ganhou a fama de ‘’carne verde’’, por ter alta concentração de cálcio e ferro, acompanhando pratos feitos com carne. Outra opção para o seu consumo é o chá e demais infusões, perfeitos para quem deseja se hidratar e ainda manter uma dieta equilibrada. Com o aumento da procura dessa planta funcional, a indústria de alimentos passou a processá-la, aumentando a sua oferta em supermercados.



O grande fascínio em relação a ora-pro-nóbis vem das suas propriedades medicinais aproveitadas há mais de 500 anos no Brasil. Concentrando vitaminas C, A e B9, é repleta de benefícios para ajudar o organismo a combater enfermidades. As pessoas que seguem uma alimentação vegana ou vegetariana, conseguem suprir sua necessidade proteica consumindo a planta.

E se isso tudo já parece bom o suficiente, confira o potencial da ora-pro-nóbis

Várias condições podem resultar em processos inflamatórios no corpo, nesse caso a ora-pro-nóbis atua como um excelente analgésico, amenizando inflamações e dores musculares. Sabe aquela sensação de inchaço e cansaço excessivo? Quem sabe eliminar algumas toxinas pode ser a solução e aqui está um antioxidante poderoso. Portanto, seu papel no rejuvenescimento é considerável, retardando os efeitos do envelhecimento.

Quando se trata de questões mais urgentes e no sistema digestório, mais uma vez suas vantagens devem ser ressaltadas, começando pelo controle do açúcar no sangue. A anemia é outro quadro preocupante em que usar seus brotos ou folhas durante as refeições pode ser benéfico. E finalmente, um dos efeitos mais conhecidos desse vegetal, regular o intestino, mantendo a microbiota intestinal equilibrada.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário