scorecardresearch ghost pixel



Os 10 melhores alimentos para controlar glicose alta e diabetes

Incluir certos tipos de alimentos na dieta ajuda a manter a glicose (açúcar) no sangue em níveis adequados.



A glicose alta é um problema que tem consequências graves para o corpo, como o diabetes e as doenças cardiovasculares. O melhor jeito de manter esse componentes em níveis adequados é adotar uma alimentação balanceada, além de hábitos como fazer exercícios físicos.

Quem sofre com diabetes sabe que deve evitar a todo custo picos glicêmicos no sangue. Para facilitar esse controle, existem alguns alimentos que fazem toda a diferença para o organismo.

Alimentos para controlar diabetes

1. Brócolis 

O brócolis contém bastante vitaminas A, B9 (folato), C, E e K, além de minerais como cálcio, magnésio e ferro. Suas substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias aumentam a sanção de saciedade e reduzem a produção de glicose. Outros alimentos com a mesma função são: agrião, couve-flor, couve-manteiga, repolho e rúcula.

2. Canela

O alimento previne a absorção de grandes doses de glicose pelo corpo e evita o pico de glicemia. Grande aliada dos diabéticos, a canela eleva a sensibilidade à insulina e combate o estresse oxidativo nas células. Ela também reduz o colesterol ruim (LDL) e os triglicérides, protegendo o sistema cardiovascular.

3. Peixes gordurosos

O ômega-3 ajuda a prevenir e controlar a diabetes tipo 2 porque aumenta a sensibilidade das células musculoesqueléticas à insulina. Esse ácido graxo está bastante presente em peixes mais gordurosos, como salmão, atum, sardinha e cavalinha.

4. Leguminosas

O feijão e outras leguminosas, como ervilha, lentilha e grão-de-bico, não devem ficar fora do prato de quem está com a glicose alta. Ricas em fibras, elas equilibram a velocidade da absorção da glicose e ajudam no controle do apetite. Tome cuidado apenas para não exagerar na porção.

5. Sementes

Linhaça e chia são exemplos de sementes que reduzem a produção de insulina porque diminuem o pico glicêmico. Esse processo evita que o organismo se torne resistente ao hormônio, prevenindo o desenvolvimento do diabetes tipo 2. Repletas de fibras, elas também combatem inflamações.

6. Oleaginosas

As castanhas não poderiam ficar de fora desta lista. As gorduras boas presentes nas nozes, castanha-de-caju, castanha-do-pará, amêndoas e avelãs auxiliam no equilíbrio da glicemia e do colesterol. Além disso, elas são poderosas para repor o magnésio, embora sejam bastante calóricas e devam ser consumidas em pequenas porções.

7. Maçã

A fruta contém pectina, uma fibra que ajuda no controle da glicemia e reduz a absorção do colesterol ruim. Ela também aumenta a sensação de saciedade e contribuiu com o bom funcionamento do intestino.

8. Abacate

A fruta é rica em gorduras boas, favorece os equilíbrio entre o colesterol bom (HDL) e o ruim (LDL), e ajuda a combater a resistência insulínica. Basta ingerir uma colher de sopa de abacate por dia para garantir seus benefícios, sempre lembrando que o alimento é bastante calórico.

9. Aveia

As fibras são essenciais para prolongar a sensação de saciedade e desacelerar a absorção de glicose pelo corpo. Cheia de fibras, a aveia auxilia na manutenção da glicemia em níveis corretos, além de proteger o sistema cardiovascular.

10. Batata-yacon

Esse ingrediente é rico em insulina, o que faz com que o açúcar que chega no corpo seja menos absorvido do que o da batata inglesa, por exemplo. A yacon tem um gosto mais adocicado, e vai bem no lanche da manhã ou da tarde, sempre em pequenas porções.




Voltar ao topo

Deixe um comentário