scorecardresearch ghost pixel



Transforme sua alimentação: 6 alimentos poderosos para equilibrar a glicemia e emagrecer de forma saudável

Adote uma alimentação mais saudável para evitar doenças causadas p



A glicemia alta estimula o aumento da gordura abdominal e eleva os riscos de desenvolvimento de doenças graves, como o diabetes e problemas cardiovasculares. As maiores causas dessa alteração nos níveis de glicose no sangue são uma dieta rica em açúcares e carboidratos, o sobrepeso e a falta de atividade física.

Os picos da substância podem ser evitados com uma alimentação mais balanceada e rica em fibras, gorduras ou proteínas. Não é preciso eliminar os carboidratos do prato, apenas escolher opções melhores que são absorvidas de forma mais lenta e gradual.

Se você quer baixar a glicemia e, consequentemente, perder peso e circunferência abdominal, confira 6 alimentos que podem te ajudar.

1 – Castanhas

O primeiro alimento poderoso que não deve ficar fora do seu prato são as oleaginosas. Castanha-do-pará, castanha de caju, nozes, amêndoas, avelã, macadâmia e pistache são exemplos de boas fontes de gorduras boas e fibras. A porção diária ideal é de 20 a 30 g, sempre cruas ou assadas.

2 – Sementes

Assim como as castanhas, as sementes são saudáveis e servem bem como lanchinho para saciar a fome até a próxima refeição principal. Dá para consumir por cima da salada, da fruta ou misturadas no iogurte. As melhores opções são: chia, linhaça, gergelim e sementes de girassol e abóbora.

3 – Folhas

Uma salada recheada com alface, espinafre, rúcula, agrião, repolho e acelga é uma ótima fonte de fibra. Seu consumo torna a absorção do carboidrato mais lenda e gradual, o que garante uma sensação de maior saciedade. Outro benefício é que são ricas em minerais, grandes aliados no controle da pressão.

Para quem não se dá bem com o gosto das folhas, alguns truques podem ajudar. No caso do espinafre, cozinhe alimento por 1 minuto para deixar o sabor mais leve, refogue com alho e misture alguns ovos. Quando houver rúcula ou agrião, aproveite o molho de tomate ou bolonhesa no prato e coloque-as embaixo.

4 – Abacate

O abacate é uma fruta que contém pouco carboidrato e muita gordura boa, por isso é uma boa opção tanto em saladas quanto em vitaminas e outros preparos. Na versão salgada, é só temperar com azeite, sal, limão e pimenta do reino. Para a sobremesa, bata com cacau 100% e uma banana.

5 – Ovos e carnes

Ao contrário do que muitos pensam, eliminar as proteínas da alimentação é uma péssima ideia. Esse tipo de alimento reduz o índice glicêmico e aumenta a saciedade. Aposte nos ovos, carne bovina, suína, aves, peixes e frutos do mar cozidos, assados ou grelhados, mas evite frituras.

6 – Leguminosas

A lista fecha com as leguminosas, ricas em proteína vegetal, minerais e carboidrato de absorção lenta e gradual. Para reduzir a formação de gases e potencializar a absorção da proteína, deixe os grãos de feijão, grão-de-bico, lentilha, soja e ervilha de molho por 12 a 36 horas antes do preparo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário