Pare de comer ainda hoje estes alimentos: a maioria possui gordura trans

Conheça alguns alimentos comuns que podem acarretar sérios prejuízos à sua saúde. A maioria é rica em gorduras trans ou saturadas.



O consumo de gordura é algo que já esteve durante muito tempo entre os principais assuntos nutricionais debatidos no país e no mundo. Isso foi bom para que o ser humano começasse a entender a fundo quais são os benefícios e prejuízos do consumo de gordura. Uma coisa ficou muito evidente e não há mais como negá-la: gordura trans faz mal à saúde e gordura saturada também.

Veja também: Comer ovo faz colesterol e triglicérides aumentarem? Entenda de uma vez por todas

O que é a gordura trans?

A fim de baixar os custos de produção e evitar os possíveis malefícios da gordura animal, várias receitas começaram a utilizar óleos vegetais. O problema é que os itens mais comuns, como o óleo de soja ou de milho, por exemplo, permanecem no estado líquido em temperatura ambiente. Isso faz com que alguns produtos alimentícios não possam se beneficiar de elementos assim, pois precisam de certa rigidez.

A fim de encontrar uma solução para a questão apresentada, surge o processo de hidrogenação. De forma bem simples, seria como adicionar hidrogênio aos ácidos graxos dos óleos e assim conseguir modificar a sua estrutura. Dessa maneira, os óleos conseguiram ficar mais saturados (sólidos) em temperatura ambiente, sem que o custo subisse muito.

O problema é que esse processo acaba gerando ácido graxo trans, ou gorduras trans. Esse tipo de gordura já foi considerado a principal inimiga da saúde.  O seu consumo acarreta o aparecimento de doenças cardiovasculares graves, conforme diversos estudos comprovaram ao longo das últimas décadas. Ela está diretamente ligada a casos fatais de infarto, trombose, AVC e outros.

Confira quais alimentos gordurosos você deve evitar

1 – Tortas com gordura vegetal hidrogenada

De longe, a gordura vegetal hidrogenada é um dos piores alimentos para se consumir. Ela pode ser reconhecida como gordura trans pura, conforme foi explicado acima.

2 – Pipoca de micro-ondas

Por incrível que pareça, o que menos existe dentro de um saco de pipoca para micro-ondas é milho. O produto é rico em gordura saturada (prejudicial), sódio, corante, conservante e glutamato monossódico, altamente prejudicial.

3 – Fast food

Praticamente todos os fast foods abusam das gorduras saturadas, sódio e açúcar. Nem precisa entrar em detalhe sobre os riscos, certo?

4 – Doces de padaria industrializados

Esses alimentos costumam conter gordura trans em sua composição.

5 – Carnes processadas

De modo geral, as carnes processadas são minas de gorduras saturadas, trans, sódio e açúcares. Evite ao máximo o consumo desses alimentos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário