scorecardresearch ghost pixel



Pessoas com osteoporose devem ficar longe destes 7 alimentos

Se você sofre com alguma osteopatia ou está preocupado com a saúde dos ossos, é melhor anotar as dicas. Descubra 7 alimentos que podem agravar o problema.



A alimentação influencia diretamente na saúde de todo o corpo humano, incluindo músculos e ossos. O consumo de nutrientes como cálcio e vitamina D, por exemplo, melhora significativamente a composição esquelética. Isso evita situações de saúde problemáticas e ainda prepara melhor o organismo para a idade idosa.

Veja também: Remédios naturais para tratar caso de gordura no fígado

Da mesma forma que existem nutrientes e alimentos capazes de fazer muito bem aos ossos, também existem aqueles com efeito inverso. Pessoas que já possuem alguma patologia, como a osteoporose, por exemplo, devem ficar atentos.

Conheça 7 alimentos que prejudicam a saúde dos ossos

Diante do quadro apresentado acima, é importante ter em mente quais são as comidas que devem ser evitadas por pessoas com osteopatias diversas. Se na sua família existem casos genéticos de doenças nos ossos, vale a pena também evitar o excesso destes alimentos.

1 – Carne vermelha

Ainda que seja amplamente consumida, a carne vermelha em excesso pode diminuir a densidade óssea. A dica é consumir quantidades pequenas (entre 100 e 170 gramas) apenas duas vezes durante a semana.

2 – Espinafre cru

O espinafre contém uma enorme quantidade de cálcio, por isso, sua presença aqui deve ser estranha. Porém, a restrição se dá para a folha crua do vegetal. Uma dica é consumir o espinafre com queijo para balancear a absorção do cálcio.

3 – Vegetal cru

Diversos vegetais crus podem interferir na boa absorção dos minerais pelo organismo. Por isso, sempre prefira os produtos cozidos.

4 – Álcool

O excesso de álcool pode danificar o coração, o estômago, intestino, cérebro e até mesmo os ossos. O consumo elevado de bebida alcoólica pode levar um jovem de até 30 anos a ter capacidade óssea a de um adulto bem mais velho.

5 – Cafeína

Em especial nas mulheres, depois da menopausa, grandes quantidades de café tendem a enfraquecer os ossos. No geral, a cafeína é um elemento inimigo ao cálcio.

6 – Bebidas refrigerantes

Diversas pesquisas já aliaram o consumo de refrigerantes com perdas ósseas. Um estudo chegou a avaliar 73 mil mulheres após a menopausa, sendo que quanto mais bebida gaseificada elas tomavam, maiores eram as chances de fraturas no quadril.

7 – Sal

O sal é outro item que deve ser maneirado ao longo da vida. O excesso de sódio provoca diversos problemas, incluindo aqueles que afetam os ossos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário