scorecardresearch ghost pixel



Pet hidratado: Dicas para manter o pelo do seu animal sempre protegido, sedoso e brilhoso

Aprenda a reequilibrar a estrutura dos pelos do seu amigo de estimação com algumas técnicas de hidratação.



Mais do que deixar com uma aparência linda, a hidratação protege e restaura os pelos do seu pet, além de evitar o desconforto com a formação de nós. O processo não é estético, e inclusive é recomendado por muitos veterinários.

Leia mais: Conheça os cães mais independentes e que dispensam sessões de carinho

“Os pelos dos pets, assim como nossos cabelos, possuem cutículas como se fossem várias escamas ao longo de todo o fio”, diz Patrícia Barros, consultora do Petz Estética, centro especializado em banho e tosa para cães e gatos.

Em cães de pelo curto, o uso do shampoo é insuficiente para manter a hidratação, especialmente nas estações mais secas. No caso deles, o cuidado deve ser redobrado para evitar problemas de pele.

Para os pets com pelo médio e longo, o procedimento protege a pele, mas também evita os nós formados pelo embarace e a proliferação de micro-organismos, como fungos e bactérias. “A hidratação tem uma ação muito importante para nutrir os fios, deixando os pelos mais sedosos e macios, evitando a formação de possíveis nós, e tem uma ação protetora para diminuir o ressecamento da pele do pet”, acrescenta a consultora.

Além de todos esses benefícios, ela devolve nutrientes “roubados” pela ação de sujeiras, radiação e produtos químicos.

Técnicas e tipos de hidratação

Não tem muito segredo para hidratar o pelo do seu cão: basta fazer como já faz com o seu próprio cabelo e usar shampoos e condicionadores de qualidade, aplicar máscaras hidratantes e passar um leave-in (finalizador sem enxágue) no final.

Vale destacar que todos os produtos devem ser específicos para cães e gatos de forma a evitar o desenvolvimento de irritações e alergias. Não se esqueça se seguir todas as instruções de uso do fabricante e enxaguar bem para remover resíduos.

Os shampoos e demais cosméticos devem ser escolhidos de acordo com as demandas de cada pet, considerando seu tipo de pelo e necessidades dermatológicas. Se você quiser dar aquele “up” na pelagem, pode complementar o banho com o uso dos seguintes produtos:

  • Máscara de argan: indicada para cães e gatos de todas as raças, com idade superior a 8 semanas.
  • Máscara Hydra Restauradora: indicada para cães e gatos.
  • Máscara De Volume: indicada para cães e gatos de pelagem danificada e volumosa, com idade superior a 16 semanas.
  • Spray Loção Hidratante: indicado para cães de todas as raças.

Se mesmo após o banho você perceber problemas de pele, como ressecamento, descamação, lesões, manchas avermelhadas ou mau-cheiro no seu amigo de quatro patas não deixe de procurar um veterinário.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário