scorecardresearch ghost pixel



PIS 2022 começa a ser pago nesta terça-feira

O pagamento do PIS começa nesta terça-feira para os brasileiros nascidos em janeiros e quem vive em áreas afetadas pelas fortes chuvas.



O abono dos PIS 2022 começa a ser pago nesta terça-feira. 8. Os pagamentos serão feitos por meio da Caixa Econômica Federal. Neste primeiro momento recebem os nascidos em janeiro. O valor máximo do benefício é de R$ 1.212. Ou seja, um salário mínimo.

Leia mais: Após erro de processamento, 154 mil pessoas receberão PIS/Pasep atrasado

Para ter direito ao PIS é preciso ter trabalhado por pelo menos 30 dias com carteira-assinada no ano-base. Desta vez agora o pagamento faz referência ao ano de 2020.

PIS 2022

O valor pago aos trabalhadores é de acordo com o tempo de serviço no ano referência. Recebe o valor cheio de até um salário mínimo aqueles que trabalharam durante 12 meses. Menos que isso o cálculo é proporcional ao total de dias.

Tem direito ao PIS os trabalhadores que recebem até dois salários mínimos. Assim, para saber se você tem direito ao PIS e quando vai receber é só acessar o aplicativo Caixa Tem.

Outra forma de consulta é pelo aplicativo Caixa Trabalhador. Todos eles são gratuitos e podem ser baixados no celular dos trabalhadores. É só criar login e senha para ter acesso às informações.
Além disso, o PIS pode ser consultado pelo site Meu INSS. Quem não tem acesso aos meios digitais também pode entrar em contato pela central de atendimento da Caixa no 0800 726 0207.

O calendário começa no dia 8 de fevereiro para os nascidos em janeiro. Na sequência, no dia 10, é a vez dos nascidos em fevereiro. O calendário segue até 31 de março para os trabalhadores nascidos em dezembro.

Em 2022 tem mudança na prioridade de pagamento. É que as pessoas que moram em regiões mais afetadas pelas chuvas, como nos estados da Bahia e em Minas Gerais, têm prioridade de recebimento. Ou seja, independentemente do mês de nascimento. Assim, todos esses trabalhadores já recebem agora no dia 8 de fevereiro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário