scorecardresearch ghost pixel



Plantas medicinais que dá para plantar dentro e fora de casa

As propriedades medicinais das plantas são utilizadas há milênios pelos seres humanos. Conheça 4 vegetais incríveis e que podem ser cultivados na sua casa.



Está em busca de plantas para cultivar no jardim ou dentro de casa, mas que tenham propriedades medicinais? Então você veio ao lugar certo. Conheça quatro vegetais belos e incríveis que são fáceis de cultivar e contam com efeitos medicinais poderosos.

Veja também: Tipos de plantas que ajudam a aliviar o estresse e ainda purificam o ambiente

Aloe vera

Conhecida popularmente como babosa, a aloe vera é uma excelente planta para se ter em casa. A polpa viscosa de suas folhas pode ser utilizada para diversos fins, desde combate a queimaduras até mesmo na melhora da saúde capilar. A gosma que fica em seu interior ajuda a hidratar e cicatrizar a pele, além de fazer a mesma coisa com os fios de cabelo.

Essa planta é rica em vitamina C, potássio, magnésio e substâncias que atuam como anti-inflamatórios naturais. O destaque desses elementos vai para aloína, flucomanano e traquinona. A babosa também conta com ação antifúngica bastante eficiente.

Arnica

Certamente seus avós já falaram em arnica e em suas propriedades medicinais para diversos fins. Ela possui flavonoides e compostos fenólicos que atuam como antiinflamatórios, analgésicos, bactericidas, antioxidantes e anticoagulantes.

As flores de arnica podem ser usadas para fazer chá, pomada e óleos. Ela é uma planta utilizada para quase tudo, incluindo machucados, feridas, varizes, gengivite, dores, reumatismo, artrite, hemorroidas e muito mais.

Tenha cautela para nunca ingerir a arnica, já que ela pode causar graves problemas ao organismo. Portanto, seu uso sempre é feito de forma tópica.

Camomila

A camomila é uma ótima opção de planta para decorar os ambientes e ainda produzir um verdadeiro remédio natural. Suas flores desidratadas podem ser usadas para fazer chá. Esse líquido combate dores, cólicas, insônia, má digestão, ansiedade e ainda ajuda a cicatrizar a pele e amenizar alergias.

Lavanda

Outra flor incrível para se ter no jardim é a alfazema, mais conhecida como lavanda. Seu aroma encanta o ambiente e ainda pode produzir efeito calmante. A lavanda é a base de vários produtos medicinais alternativos que combatem depressão, ansiedade, estresse, enxaqueca e insônia. Ela ainda conta com propriedades analgésicas, calmantes e antiespasmódicas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário