Plástico nas embalagens colaboram com a obesidade: saiba identificar

Foram descobertos, aproximadamente, 55 mil componentes químicos diferentes, além de 629 substâncias, entre elas 11 afetam negativamente metabolismo humano.



Um estudo norueguês, realizado na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, levantou essa polêmica. Quando publicou o resultado de uma análise realizada em de 34 tipos de embalagens plásticas e, constataram a presença de 11 elementos químicos que alteram o metabolismo, nos produtos de higiene e beleza.  Esses por sua vez, tem efeitos relacionados ao ganho de peso.

Veja também: Pipoca ajuda a emagrecer e melhorar a saúde, mas precisa ser feita do jeito certo

Pode acreditar, o resultado da pesquisa concluiu que existem substâncias que colaboram para o aumento da obesidade, na maioria dos produtos plásticos usados com frequência na vida moderna.

Vale destacar que a análise foi feita com foco nas embalagens plásticas, o que faz ingressar na lista, não unicamente, o shampoo, mas outros utensílios que são usados no dia a dia, como por exemplo: embalagens de condicionador, garrafas de bebidas, esponjas de cozinhas e demais produtos de cabelo.

Foram descobertos, aproximadamente, 55 mil componentes químicos diferentes, além de 629 substâncias, entre elas 11 afetam negativamente metabolismo humano.

Malefícios vão além do peso

Isso significa, que o estudo publicado pela revista Environmental Science & Tecnology, comprova que tais substâncias além de alterar o metabolismo, prejudicam também o sistema endócrino.

Os “desreguladores endócrinos”, cuja principal atividade no organismo é imitar os hormônios do corpo. Com isso, alteram negativamente funções do sistema reprodutivo, neurológico e imunológico.

A pesquisa, concluiu que os compostos químicos, contribuem para o crescimento de células de gordura em experimentos feitos em laboratório e que estão presente em mais de um terço de tipagens plásticas usadas na pesquisa.

O que podemos concluir com essa pesquisa?

Que é preciso estarmos atentas ao tipo de plástico naquele shampoo que tanto amamos, pois ele pode estar agindo como sabotador de sua saúde. E que sim, o ganho de peso ou a dificuldade de perder gordura corporal, além de outros distúrbios podem ter relação a composição química dos plásticos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário