scorecardresearch ghost pixel



Ponto facultativo: entenda como funciona e quais são as regras

O ponto facultativo é diferente dos feriados. Por isso, cada empresa pode definir se dará ou não folga aos funcionários.



Os pontos facultativos são datas comemorativas, mas que não fazem parte do calendário de feriados oficiais. Ou seja, nesses dias as empresas e os órgãos públicos podem optar se terão ou não expediente. Isso vale para datas como o Carnaval.

Leia mais: Trabalho de emissor de notas remoto cresce no Brasil; veja como entrar na área

Conhecer quais são os pontos facultativos é importante para se programar. Afinal de contas, as empresas não são obrigadas a dar folga para os funcionários em datas como essa, mesmo que os dias sejam considerados como folga pela cultura brasileira.

Ponto facultativo

Para não ser pego de surpresa e ter que desfazer os planos, como uma viagem programada, antes de tudo é bom conferir como a empresa onde você trabalha lida com os pontos facultativos. Isso porque quem define se será ou não dia de trabalho é cada empresa.

Ou seja, não são os funcionários que decidem se irão ou não trabalhar. Diferentemente do que acontece aos feriados, em que as empresas são obrigadas por lei a dar folga para os funcionários. Se isso não for possível, quem trabalha aos feriados recebe mais que nos demais dias comuns. E quem tem folga não pode ter nenhum desconto do salário.

Outro detalhe é que os feriados não são apenas os nacionais. Incluem também os estaduais e municipais, de acordo com cada calendário local.

Assim, o Carnaval não é considerado feriado. É um ponto facultativo, em que cada empresa pode definir se dará ou não os dias de descanso aos funcionários. Isso sem mexer na remuneração dos colaboradores.




Voltar ao topo

Deixe um comentário