scorecardresearch ghost pixel



Ponto facultativo no Carnaval é cancelado em vários estados. Bancos vão abrir?

Governos estaduais anunciam cancelamento do ponto facultativo no Carnaval para evitar aglomerações nas ruas.



Governos de diversos estados do país têm decretado o cancelamento do ponto facultativo no Carnaval por conta do avanço da nova variante da covid-19, a ômicron. Na tentativa de evitar aglomerações, muitas capitais suspenderam a folia nas ruas entre os dias 26 de fevereiro (sábado) e 1º de março (terça-feira).

Leia mais: Conheça as profissões em que os trabalhadores podem se aposentar mais cedo

Mesmo com a decisão, os bancos vão adotar o feriado. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá expediente nas instituições bancárias nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. De acordo com uma resolução do Banco Central, essas datas não são considerados dias úteis.

Quem tem contas de água, energia, telefone e outros boletos a vencer nessas datas poderá pagar, sem acréscimo, no próximo dia útil. Na quarta-feira de Cinzas, 2, os bancos começam a funcionar a partir das 12h, pelo horário local.

Segundo o Banco Central, os tributos são ajustados ao calendário de feriados. Contudo, caso a informação não esteja presente no documento de cobrança, a orientação é antecipar ou agendar o pagamento.

Todas as atividades de negociação, registro, compensação, liquidação e depósito centralizado ficarão suspensas na bolsa de valores oficial do Brasil (B3) nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. Na quarta, as negociações começam às 13 horas.

Suspensão do ponto facultativo

Estados onde o Carnaval de rua é bastante tradicional, como a Bahia, já anunciaram a suspensão do feriado prolongado e ponto facultativo. Contudo, a Secretaria de Comunicação da capital baiana informou que a folga do feriado ainda está sendo decidida e “deverá ser divulgada em fevereiro”.

Todos os eventos também estão cancelados no Ceará, assim como o ponto facultativo. Em Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Piauí, a recomendação dos governos à população é manter o funcionamento das atividades normalmente.

Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina são exemplos de estados que foram pelo caminho contrário e decidiram adotar o ponto facultativo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário