Estão abertas as inscrições para o Programa Social de Formação de Condutores de Veículos Automotores, que oferece 2 mil vagas em três categorias. Desta vez, as oportunidades da CNH Social são para o estado do Acre.
Leia mais: CPF: veja se o seu documento está sendo usado por terceiros
As modalidades disponíveis são: estudantil, urina e rural. Do total de vagas reservadas, 40% são destinadas aos moradores da capital Rio Branco e outras 60% para os demais municípios.
“O governo do Estado está investindo R$ 3 milhões em recursos próprios do Detran no Programa CNH Social, fazendo com que a receita do órgão retorne à população do estado por meio de inclusão e cidadania”, disse a presidente do Detran-AC, Taynara Martins.
Inscrições abertas
As inscrições estão abertas desde o dia 15 de fevereiro e seguem até 6 de março, pelo site do Detran-AC. Vale destacar que 5% das vagas são reservadas para pessoas com deficiência.
Para participar, é necessário cumprir os seguintes requisitos:
- Ter idade igual ou superior a 18 anos;
- Estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico) há, no mínimo, quatro meses;
- Saber ler e escrever.
O que o programa oferece?
O programa concede gratuidade na primeira habilitação nas categorias A ou B; adição de categorias A ou B; e mudança da categoria B para D.
Os beneficiados não pagarão as taxas de inclusão no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), agendamento de prova teórica e de exame prático, nem tampouco o exame médico e psicológico.
O curso teórico de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três retestes serão gratuitos. O candidato pessoa com deficiência (PcD) também terá isenção no exame toxicológico e junta médica, exigidos para a categoria profissional.