scorecardresearch ghost pixel



ProUni sofre alterações de última hora que passam a valer nesta semana

Confira o que mudou no decreto alterado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Mudanças impactam diretamente no acesso às bolsas de estudo.



O governo federal divulgou uma novidade para os alunos que pretendem ingressar no ensino superior por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). A parte do decreto que versa sobre a pré-seleção dos candidatos foi modificada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Veja também: Bolsas de estudo: Carrefour anuncia 10 mil vagas na tecnologia

De acordo com o que foi divulgado pelo governo federal, para ingressar em um curso sequencial de formação específica ou de graduação há mudanças. Agora, passam a ser levadas em consideração as duas edições anteriores do ProUni. A mudança tem validade a partir desta terça-feira (22), após ter sido divulgada no último final de semana.

Novas regras para ingressar no ProUni em 2022

A mudança ocorre, de acordo com o governo, em decorrência de uma “demanda potencial de alunos às bolsas do ProUni, reduzindo a atual ociosidade de bolsas existentes e propiciando um maior acesso à Educação Superior por parte das pessoas de baixa renda”. O comunicado ainda diz que “para além disso, a norma visa ampliar o número de matrículas na Educação Superior, auxiliando no atingimento da Meta 12 do Plano Nacional de Educação 2014-2024”.

Segundo as autoridades responsáveis, o motivo da alteração se dá por conta das mudanças ocorridas e proporcionadas pela atual pandemia de Covid-19. Ou seja, esta seria uma forma de mitigar os danos para os estudantes, principalmente para aqueles que necessitam de incentivos como o do Programa Universidade para Todos.

ProUni: Fique atento! Prazo de inscrição vai de 22 a 25 de fevereiro de 2022

Vale destacar que todos os alunos que cursaram os três anos do ensino médio na rede pública de educação têm direito ao programa. Além deles, os estudantes que concluíram o ensino médio com bolsa de 100% em escolas particulares também podem solicitar a adesão. Lembrando que a renda familiar per capita não pode ser superior a três salários-mínimos vigentes.

As inscrições para o ProUni vão de 22 a 25 de fevereiro e devem ser feitas online, pelo site: prouniportal.mec.gov.br. Os estudantes podem concorrer a bolsas de 100% ou parciais (50%), segundo a base de salário familiar.




Voltar ao topo

Deixe um comentário