Qual é o risco que o óleo vegetal pode trazer para a saúde?

As temidas gorduras trans são originadas a partir de óleos vegetais. Veja como é o processo e saiba quais são os riscos para a saúde do ser humano.



As gorduras e óleos costumam ser alvo constantes de críticas e discussões dentro do mundo da nutrição. De um modo geral, a gordura animal acabou sendo colocada de lado nos últimos anos. Isso aconteceu por acusações de que ela era prejudicial à saúde e ajuda a aumentar os níveis de colesterol do corpo. Diante disso, os óleos vegetais ganharam cada vez mais espaço nas cozinhas pelo mundo inteiro.

Veja também: Diabéticos podem comer queijo? Descubra se alimento traz benefícios ao grupo

Primeiramente, entenda que de fato a gordura em excesso é prejudicial e isso está mais do que comprovado. Contudo, a gordura animal não oferece esse perigo tudo, pois existe um limite para que possa ser consumida de maneira saudável. Ninguém duvida, por exemplo, que a manteiga é bem mais saudável do que a margarina.

Ainda assim, os óleos vegetais foram difundidos amplamente. O problema é que os itens mais comuns, como o óleo de soja ou de milho, por exemplo, permanecem no estado líquido em temperatura ambiente. Isso faz com que alguns produtos alimentícios não possam se beneficiar de elementos assim, pois precisam de certa rigidez.

Gordura vegetal hidrogenada

A fim de encontrar uma solução para a questão apresentada, surge o processo de hidrogenação. De forma bem simples, seria como adicionar hidrogênio aos ácidos graxos dos óleos e assim conseguir modificar a estrutura. Dessa forma, os óleos conseguiram ficar mais saturados (sólidos) em temperatura ambiente, sem que o custo subisse muito.

Dessa forma são criadas as gorduras hidrogenadas e chocolates hidrogenados, por exemplo. O problema é que esse processo acaba gerando ácido graxo trans, ou gorduras trans. Esse tipo de gordura já foi considerado a principal inimiga da saúde.  O seu consumo acarreta o aparecimento de doenças cardiovasculares graves, conforme diversos estudos comprovaram ao longo das últimas décadas.

Teor médio de gordura trans é menor do que 2%

Com as restrições pautadas nas advertências da saúde, a indústria precisou eliminar a gordura trans dos produtos. Isso fez com que, de acordo com dados do governo de 2015, o teor de gordura trans nos alimentos fosse menor do que 2%.

Sempre leia as informações nutricionais para evitar comprar qualquer produto que tenha gordura trans. Tente também diminuir o consumo de gorduras saturadas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário