scorecardresearch ghost pixel



Reutilizar garrafas plásticas para beber água pode ser perigoso, diz estudo

Pesquisadores alertaram para consumo de água vinda de garrafas plásticas, que podem conter substâncias nocivas ao corpo.



Um hábito comum pode colocar em risco a nossa saúde: o de armazenar água em garrafas ou jarras plásticas. De acordo com um estudo realizado por dois químicos da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, em apenas um dia, centenas de produtos químicos podem tomar conta do líquido e provocar sérios riscos à saúde.

Leia mais: Comer banana à noite pode atrapalhar o sono e fazer mal à saúde?

Para a pesquisa, a dupla fez o seguinte experimento: duas garrafas plásticas novas e usadas foram enchidas com água da torneira. No caso das usadas, elas foram lavadas na lava-louças.

Passadas 24 horas, veio o resultado: foram detectadas mais de 400 substâncias diferentes oriundas do plástico da garrafa e outras 3.500 derivadas derivadas da máquina de lava-louças.

Durante a análise, os cientistas perceberam que, mesmo as garrafas novas, que tinham sido lavadas apenas com água, apresentaram 500 substâncias diferentes em sua composição, sendo 100 delas provenientes do plástico.

“Nós nos preocupamos muito com os níveis de pesticidas em nossa água potável; mas quando colocamos água em um recipiente para beber, nós mesmos adicionamos centenas ou milhares de substâncias a ela. Embora ainda não possamos dizer se as substâncias das garrafas ​​afetam nossa saúde, usarei uma garrafa de vidro ou aço inoxidável de qualidade no futuro”, disse em comunicado oficial Jan Christensen, um dos autores do estudo.

Quais substâncias foram encontradas?

Um dos compostos químicos encontrados na água foi o dietiltoluamida (DEET), usado geralmente em inseticidas. No caso das outras substâncias, muitas delas não foram identificadas e estão pendentes de classificação – cerca de 70% dos produtos identificados.

Apesar de não terem sua toxicidade determinada, os cientistas alegam que as substâncias são prejudiciais à saúde, com capacidade de interferir no sistema hormonal, agir como desreguladores endócrinos e agentes cancerígenos.

Além disso, observou-se que o calor e a água da máquina de lavar louças acabam desgastando o plástico, fazendo com que ele libere substâncias químicas na água potável. Por isso, uma dica diz o seguinte: caso decida reutilizar garrafas ou jarras plásticas, faça a higienização com água fresca e longe de fontes de calor.




Voltar ao topo

Deixe um comentário