scorecardresearch ghost pixel



Veja como usar um imóvel como garantia de empréstimo

É possível usar seu imóvel como garantia em um empréstimo e aproveitar juros menores e mais parcelas para pagar.



Se você quer investir no seu negócio ou tem algum projeto pessoal que depende de uma grande quantia em dinheiro, o empréstimo pode ser uma saída. E o melhor: muitas instituições aceitam o seu imóvel como garantia. Essa é uma forma de facilitar o processo de liberação do dinheiro.

Leia mais: Dinheiro na mão: Caixa libera antecipação de até 5 parcelas do FGTS 

Atualmente, várias instituições já trabalham com esse tipo de empréstimo. Os valores variam de acordo com o preço do imóvel e cada banco permite um limite de parcelas para o pagamento do empréstimo. Normalmente as prestações ficam com valores fixos.

Imóvel em empréstimo

Para usar o imóvel como garantia do empréstimo, os interessados devem apresentar documentos como a ficha de matrícula do imóvel, assim como a cópia do carnê do IPTU e a certidão negativa de impostos municipais sobre o imóvel.

O Banco do Brasil, por exemplo, libera empréstimos de até 55% do valor do imóvel residencial ou 30% do imóvel comercial. Assim, o valor de empréstimo varia de R$ 35 mil a até R$ 3 milhões. Outro detalhe é o prazo de até 240 meses para pagar o empréstimo.

O empréstimo com imóvel de garantia já é uma prática bastante comum em alguns países, como é o caso dos Estados Unidos. Outra vantagem é que os imóveis dados como garantia nos empréstimos não precisam estar quitados. Assim, o processo fica menos burocrático para muitos brasileiros.

Durante todo o período do empréstimo o imóvel fica alienado à instituição financeira que fez a liberação do crédito. Logo que o cliente quita todo o empréstimo, o imóvel volta para o nome do proprietário. Por ser um empréstimo de menor risco para os bancos, normalmente os juros também são mais baixos.

Por isso, se você tem um imóvel e precisa de dinheiro, usar a propriedade como garantia do empréstimo pode ser uma boa opção. Mas, lembre-se que caso a dívida não seja quitada, o banco pode ficar com a sua casa ou comércio. por isso, se programe bem antes de escolher esse tipo de empréstimo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário