scorecardresearch ghost pixel



Vilão ou mocinho das dietas? Descubra mitos e verdades sobre o carboidrato

Alimentação é um tema polêmico e ainda que cada pessoa possua um organismo diferente, muitas tendências alimentares acabam se popularizando.



A famosa dieta Low Carb divide opiniões, muito restritiva ou benéfica? Isso cabe a um nutricionista avaliar de acordo com as necessidades médicas do paciente, porque qualquer radicalização no padrão das refeições pode resultar em problemas de saúde graves. 

Veja também: 6 chás que ajudam a controlar o diabetes de forma natural

Quem acompanha o Big Brother Brasil percebeu que esses hábitos têm chamado a atenção, desde o jejum de 21 dias comentado pela participante Bárbara Heck até o posicionamento da Maíra Cardi considerando problemático o fato do marido, Arthur Aguiar, ter comido pão, balas e purê de batata.



Mitos e verdades sobre os carboidratos

O carboidrato muitas vezes é considerado o vilão das dietas, então confira algumas afirmações sobre suas propriedades nutricionais.

Pode engordar – MITO

De forma isolada nenhum alimento estimula o aumento de gordura corporal, só quando consumido em excesso, associado a outros hábitos ruins como deixar de beber água ou sedentarismo. Atualmente, mesmo legumes estão sendo descartados do cardápio de quem deseja controlar o peso e buscar uma mudança estética com mais rapidez. E a falta de certos vegetais é prejudicial ao organismo, fragilizando a imunidade e proporcionando uma dieta deficiente em vitaminas e minerais.





É essencial na alimentação – VERDADE

Por ser caracterizado como um macronutriente, carboidratos devem fazer parte da vida das pessoas, pois promovem, acima de tudo, a recuperação muscular. Sendo assim, quem pretende alcançar aqueles resultados incríveis nos treinos aeróbicos e de musculação precisa consumir carboidrato diariamente.

Os alimentos ricos em carboidrato são os mais calóricos – MITO

Antes de tratar sobre a quantidade de caloria, é importante lembrar que o índice calórico nem sempre é o melhor parâmetro para avaliar se um produto é saudável ou não, principalmente os processados. A escolha de qual carboidrato incluir na rotina é importantíssima, procurando ter mais equilíbrio e evitar frustrações consideradas um gatilho para a compulsão alimentar.

A maioria dos carboidratos é saudável – VERDADE

Devido à praticidade, comprar refeições prontas ou produtos industrializados se tornou constante, e agora longe da cozinha as pessoas desconhecem o valor dos alimentos in natura. Frutas e legumes são ricos em carboidrato dos chamados complexos, ou seja, mais sensação de saciedade e nutrientes concentrados em porções menores. Mas os carboidratos simples, encontrados em pães, bolos, farinhas e outros aperitivos também contribuem para uma vida saudável. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário