scorecardresearch ghost pixel



Xô estresse! 5 plantas que ajudam a acalmar a mente e você pode consumir

Você sabia que algumas plantas possuem o poder de reduzir nosso nível de estresse e ansiedade de forma natural? Conheça quais as mais eficazes.



Muita gente não conhece o poder da medicina fitoterápica, mas acontece que ela pode ser um suporte a mais na guerra contra o estresse e suas consequências. Algumas plantas realmente possuem o poder de acalmar nossa mente e relaxar nosso corpo e nada mais justo que saibamos quais podemos usar quando a nossa energia cair.

Veja também: Como cultivar pitaya em vaso: aprenda o passo a passo para plantar essa fruta em casa

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, em média 90% da população mundial sofre com o estresse, e sobre o Brasil, já somos o segundo país do mundo com o maior nível de estresse, de acordo com uma pesquisa da Associação Internacional do Controle do Estresse.

Algumas plantas, podem ser denominadas como “adaptógenas”, ou seja, produzem uma resposta defensiva ao estresse. O termo, que foi introduzido na medicina no século XX, diz respeito à capacidade da planta de se adaptar.

Como funcionam as plantas adaptógenas?

Plantas consideradas “adaptógenas”, são denominadas assim pelos compostos que possuem, seja nos caules, bulbos, raízes, nas folhas, frutos ou até mesmo cogumelos, cujos estudos mostraram efeitos destas plantas no sistema neuroendócrino e imune, aumentando a capacidade do organismo humano em manter a homeostase (ou seja, o equilíbrio) em níveis normais, além de trabalharem na regulação de vários sistemas do corpo, incluindo o sistema simpático, que é responsável pelos instintos de fuga ou luta.

De acordo com uma pesquisa publicada no Pharmaceuticals, as plantas adaptógenas previnem a disfunção dos mitocôndrios cujo hormônio catalisador é o cortisol, o hormônio do estresse. 

5 plantas que vão te acalmar

Alecrim:

Essa erva aromática é indicada como uma bebida calmante, pois seu chá funciona como um antidepressivo natural, e auxilia tanto para ajudar a regular os níveis de estresse e ansiedade, quanto pode reduzir a sensação de cansaço físico, sendo considerado por muitos, também, um tônico.

Camomila: 

A Camomila já é conhecida de muitos por seus benefícios, nos quais estão inclusos: efeito calmante, cicatrizante, digestivo além de ser um excelente aliado do sistema imunológico.

Erva-de-são-joão: 

Conhecida como um poderoso antidepressivo natural, além de restaurador para o sistema nervoso central, essa planta é muito utilizada  como remédio caseiro no combate à depressão leve a moderada, além de atuar na tensão muscular.

Valeriana: 

Usada como planta medicinal desde a época Grécia antiga, ainda hoje faz parte da composição de diversos calmantes fitoterápicos, pois o ácido valerênico possui ação calmante e estimulante do sono. É uma planta comumente recomendada em casos de agitação, ansiedade, insônia e fobia.

Alfazema: 

É rica em cumarina e óleos essenciais que têm propriedades relaxantes, calmantes, anti espasmódicas, analgésicas e anti depressivas, sendo uma excelente aliada contra a tensão nervosa.




Voltar ao topo

Deixe um comentário