De modo geral, ao se matricular em uma academia o objetivo é perder peso ou ganhar massa muscular. Para ambos os objetivos existem treinos específicos que precisam ser criados e guiados por um profissional habilitado, seguindo as condições individuais de cada pessoa. Além dos cuidados com o tipo de exercício é necessário fazer uma alimentação equilibrada e adequada conforme o objetivo que se espera alcançar.
Veja também: A fruta que ajuda a emagrecer, evita a hiperglicemia e fortalece a imunidade
No entanto, é comum algumas pessoas assumirem condutas prejudiciais à sua condição física pensando estar fazendo a coisa correta. Exemplos disso são: dietas restritivas demais e de baixa caloria para emagrecer rápido, ou mesmo, dietas com excessos de determinados alimentos proteicos visando ganhar mais músculos em pouco tempo.
De acordo com os preparadores físicos, prosseguir com métodos inadequados prejudica o organismo, podendo até provocar lesões, sem contar, que atrasa todo o processo de evolução e nos resultados que se deseja obter. Separamos algumas dicas para você não cair nos mitos da musculação, veja:
O mito que ao consumir mais certos alimentos ganha-se massa muscular
Emagrecer ou ganhar massa muscular são os dois principais objetivos dos frequentadores de academias. Mas é preciso tomar cuidado para não cair na história de que seguindo essa ou aquela dieta você vai conseguir alcançar mais rápido suas metas. Perder peso com saúde não é sinônimo de passar fome, e nem comer bastante significa aumentar o volume de músculos.
O certo é aderir uma dieta de qualidade, evitando alimentos pobres em nutrientes, dando preferência a alimentos de baixa caloria, porém desenvolvida dentro dos padrões de vida e objetivo de cada indivíduo. Dessa forma, faz-se necessário o acompanhamento de um nutricionista e de um preparador físico.
O mito de que alongamentos antes do treino diminui a força
É comum encontrar praticantes de musculação que acreditam que os alongamentos reduzem a força muscular, logo, atrapalham o rendimento dos exercícios.
Na realidade, é preciso ter cautela, pois qualquer atividade realizada antes dos exercícios de musculação vai afetar um pouco o desempenho da atividade.
O mito de que praticar outros esportes prejudica os resultados dos treinos de musculação
A verdade é que atividades cardiorrespiratórias podem contribuir para melhorar o condicionamento físico, ajudando na sensibilidade à insulina e, consequentemente, melhorar a musculação.
Os cuidados são apenas manter uma alimentação correta e dar atenção ao tempo de descanso entre uma atividade e outra.
O mito de que existem exercícios específicos e insubstituíveis
Existem pessoas que acreditam que determinados exercícios jamais devem ser deixados de lado. Como por exemplo, fazer agachamentos para fortalecer as pernas ou no treino de peito, a obrigatoriedade de realizar as séries de exercícios utilizando a barra.
Na realidade, você precisa trabalhar com exercícios que seu corpo aguente fazer. Então, é possível alterar os tipos de exercícios. A atividade precisa ser eficiente e, portanto, bem-feita e prazerosa.