scorecardresearch ghost pixel



5 dicas para economizar energia e diminuir sua conta de luz

Com estas 5 dicas para economizar energia elétrica é possível reduzir em até 25% o valor da sua conta de luz mensal. Confira os truques infalíveis para a economia.



Uma das contas que mais encareceu nos últimos anos e meses foi a de energia elétrica. Ao lado do gás de cozinha e da gasolina, a conta de luz pesou e continua pesando no bolso dos brasileiros. Por isso, vale tudo na hora de tentar reduzir um pouco mais o gasto com esse tipo de despesa. Hoje, você vai aprender as melhores dicas para economizar energia elétrica.

Veja também: Descubra se você é uma das pessoas que pode receber Auxílio Brasil

1 – Retire da tomada o que não usa

Sabe quando você não assiste TV, mas a luzinha vermelha continua acesa? Pois é, isso significa que o aparelho está em standby e continua consumindo energia. Em outras palavras, tudo que permanece com alguma luz piscando ou acesa está gastando e encarecendo sua conta de luz. Para resolver, desligue totalmente o aparelho ou retire-o da tomada. Para se ter noção, especialistas dizem que todos os aparelhos em standby podem ser responsáveis por 12% da sua conta mensal de energia elétrica.

2 – Economize o chuveiro elétrico

Aproveite os dias quentes para tomar banho com o chuveiro desligado ainda durante o dia. Se não for possível, desligue a função turbo do chuveiro. Este é o eletrodoméstico que mais tem potencial para gastar energia elétrica. Reduza o número de banhos, principalmente em dias frios, quando o consumo tende a ser maior.

3 – Geladeira no mínimo!

A primeira coisa a se fazer é usar a geladeira no resfriamento mínimo durante a maior parte do tempo. Além disso, você pode colocar mais itens dentro do congelador, já que quando está vazio, o motor da geladeira se esforça mais. Também é preciso esperar a comida esfriar para só então colocar dentro da geladeira.

4 – Benjamins e plugs T são inimigos da economia

Extensões e benjamins (famosos T) devem ser usados apenas quando necessário mesmo. Esses dispositivos são eficientes em gastar mais energia do que o necessário.

5 – Para economizar energia, desligue a luz

Se está de dia, aproveita a luz do sol, nada de ficar acendendo a lâmpada à toa. Aproveite para colocar lâmpadas de LED em sua casa, já que são bem mais econômicas. Mesmo à noite, sempre apague as luzes que não estiver usando.




Voltar ao topo

Deixe um comentário