scorecardresearch ghost pixel



5 plantas venenosas para manter longe de adultos, crianças e animais

Lista conta com belas flores e vegetais incríveis, contudo todos eles são bastante venenosos. O contato direto com as toxinas pode promover graves prejuízos à saúde.



Algumas plantas apresentam flores belíssimas ou estruturas hipnotizantes, mas escondem toxinas poderosas. Hoje você vai conhecer 5 plantas venenosas que você deve manter longe da sua casa, principalmente de crianças e animais.

Veja também: Como saber que está na hora de trocar a planta de vaso?

Vale destacar que todas elas são bem comuns e costumam ser encontradas dentro e fora das casas. Um ótimo exemplo é a azaleia, que está na lista e se faz muito popular pelo Brasil afora.

Conheça as 5 plantas venenosas que você deve evitar

1 – Comigo-ninguém-pode

Comigo-ninguém-pode
Comigo-ninguém-pode

O motivo que faz desta planta perigosa é o simples fato de ela ser venenosa. Pois é, sendo assim, apresenta um grande risco para crianças e animais de estimação, por exemplo. Sua seiva causa irritação na pele e, se ingerida, pode apresentar graves problemas de saúde. Sua toxina gera lesões nas mucosas, úlceras nos lábios, edema oral e paralisia da faringe e da língua. Se manusear a planta use luvas e nunca leve a mão aos olhos.

2 – Azaleia

Azaleia

Embora seja popular, a azaleia é extremamente venenosa. Suas flores brancas, rosas e vermelhas são um deslumbre, mas escondem grande perigo. O “mel” das folhas é tóxico e pode causar graves irritações na pele. Se for comida, tem potencial de gerar problemas gástricos, neurológicos e respiratórios.

3 – Poinsétia ou bico-de-pato

Poinsétia
Poinsétia

Muito comum em decorações natalinas, a poinsétia é outra planta venenosa para se ter em casa. Conhecida como estrela de Natal, ela libera uma espécie de látex e de outras substâncias tóxicas através das folhas e do caule. O contato com as mucosas gera edemas e inflamações.

4 – Monstera

Monstera
Monstera

A monstera é bem comum e, geralmente, se faz presente nos interiores de casas e escritórios. Suas folhas enormes e recortadas representam o motivo de tanto sucesso. No entanto, a seiva da planta causa irritação e dores de cabeça. Portanto, mantenha-a longe do alcance das pessoas.

5 – Clivia

Clivia
Clivia

Sua bela flor laranja atrai os amantes de plantas em todo o mundo. Contudo, o bulbo da flor é altamente venenoso para os humanos e para os animais. A seiva causa irritação, náusea e vômitos. Deixe-a longe de crianças e de animais de estimação.




Voltar ao topo

Deixe um comentário