scorecardresearch ghost pixel



Como saber que está na hora de trocar a planta de vaso?

Os vegetais precisam de nutrientes e de espaço para se desenvolverem. Para saber quando é a hora de trocar a planta de vaso preste atenção nestas 4 dicas infalíveis.



O cultivo de plantas é realmente gratificante, já que pode acompanhar o crescimento dos vegetais é algo que aproxima as pessoas na natureza. No entanto, alguns cuidados são necessários desde a semeadura até a alocação ideal de cada plantinha em sua casa. Por isso, uma das dúvidas comuns está em saber quando trocar a planta de vaso. Afinal, algumas espécies podem crescer bastante e precisam ser transferidas de vaso em vaso ao longo do processo.

Veja também: Para que serve o cominho: aprenda a usar e descubra os benefícios

A mudança de vaso é algo que exige atenção específica, pois é preciso que o vegetal esteja pronto para isso. Em outras palavras, transferir cedo demais ou tarde demais pode acabar matando a plantinha que estava em desenvolvimento. Confira alguns dos sinais que indicam estar na hora da alteração.

Quando trocar a planta de vaso em casa?

1 – Depois da floração

Muitas plantas indicam que estão prestes a atingir um novo estágio de sua formação após a primeira florada. Por isso, evite fazer a transferência de vaso quando as flores estiverem desabrochadas, principalmente se forem orquídeas. Só troque o recipiente depois que a primeira leva de flores murchar e secar.

2 – Observe as raízes

Um indício de que está na hora de trocar de vaso pode ser observado a partir das raízes do vegetal. Se elas estão aparecendo para fora (por baixo ou por cima) é porque aquele local está pequeno demais.

3 – Deformações no vaso

Se o vaso atual está começando a ficar deformada – geralmente mais ovalado, pode ser porque aquele espaço já não comporta mais a planta. Se esse for o caso, troque de vaso o quanto antes, sempre respeitando a regra da floração, indicada no primeiro item.

4 – As folhas estão amareladas?

Caso o vegetal tenha perdido sua cor e comece a ficar amarelado, redobre a atenção. Pode ser que os nutrientes não estejam adequados ou que haja um desequilíbrio da iluminação solar. No entanto, se tudo estiver bem, o sinal indica a necessidade de transferir a planta para um vaso maior.




Voltar ao topo

Deixe um comentário