Ao se tornarem clientes de um banco, muitas pessoas acabam não se importando muito com os termos e diretrizes presentes no contrato. E essa brecha pode dar margem à cobranças e práticas indevidas que são adotadas por muitas instituições financeiras.
Leia mais: Bancos terão que fazer Pix com ‘dinheiro esquecido’ em até 12 dias após pedido
Conheça a seguir 6 desses “segredos” bancários pouco divulgados, mas que todos precisam ter conhecimento. Observe!
1. Você tem direito a um cartão de débito
Segundo o Banco Central, é fundamental que o banco onde foi aberta a conta disponibilize ao cliente um cartão de débito para compras e saques em dinheiro.
Além disso, também é direito do consumir o acesso gratuito a quatro saques no mês (entre caixas eletrônicos e guichês), duas transferências para contas da mesma instituição, emissão de dois extratos no caixa eletrônico e um talão de cheque com 10 folhas.
2. Você não precisa pagar pela portabilidade de salário
Certos bancos costumam cobrar quantias em dinheiro dos clientes para realizar a portabilidade de salário. E essa decisão não deve exigir que o cliente desembolse quantias em dinheiro. Por isso, tenha atenção caso a instituição decida cobrar pela operação, que deve ser gratuita.
3. Você pode receber uma nova via do cartão em caso de bloqueio
Todo cliente de banco pode solicitar o reenvio de um novo cartão de crédito/débito em caso de bloqueio, sem que isso resulte na cobrança de taxas. No entanto, em caso de perda, dano ou roubo, o banco pode cobrar uma pequena quantia pela reemissão de uma nova via.
4. Você tem o direito de transferir suas dívidas
Se você é cliente de um banco, saiba que você pode transferir suas dívidas para outra instituição sem precisar arcar com nenhuma taxa ou tarifa. Nesse caso, a dica é fazer a portabilidade de crédito para outro banco que ofereça melhores condições de pagamento.
5. Você não precisa pagar nenhuma tarifa para abrir uma conta
Por último, este segredo é um dos mais interessantes, pois muita gente acaba aceitando tarifas e taxas de aberturas de conta sem saber que isso não pode ser feito.
Isso porque o Banco Central, em seu regulamento, diz que o cliente não precisa pagar taxa ou tarifa no momento de abrir uma conta. Por outro lado, pacotes de serviços mensais podem ser cobrados.