scorecardresearch ghost pixel



Que chá é bom pra baixar a glicose? Confira as MELHORES opções

Bebidas ajudam a reduzir os níveis altos de glicemia no corpo e podem contribuir positivamente em conjunto com tratamentos médicos.



Os chás possuem diversos benefício, como acalmar a mente, melhorar a qualidade do sono, controlar a pressão arterial, auxiliar no processo de emagrecimento, desintoxicar o organismo e mais. Outra vantagem em consumir a bebida está na sua capacidade de reduzir os altos níveis de glicose no sangue, sobretudo em pacientes com diabetes.

Associados aos tratamentos prescritos pelo médico, os chás podem ser usados como remédios caseiros poderosos contra os altos níveis de açúcar no sangue. Dentre os sintomas mais comuns de glicose alta, podemos citar: sede excessiva, enjoo, dor de cabeça, cansaço, sonolência e vontade frequente de urinar.

O diagnóstico dessa condição é feito mediante realização de exames específicos, geralmente um endocrinologista. Por isso, caso estes sinais sejam recorrentes, a ajuda médica deve ser imediatamente solicitada.

5 chás poderosos para reduzir a glicemia

A ingestão de alimentos muito doces e/ou à base de carboidratos causam a glicemia alta. Para ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, existem alguns chás poderosos que você pode fazer em casa. Mas atenção: o consumo das bebidas não substitui a ida ao médico.

Veja a seguir!

1. Chá de carqueja: com ação antidiabética, ele ajuda a manter a glicemia controlada. Para preparar, coloque 10 gramas de carqueja em 500 ml de água fervente e deixe repousar durante 10 minutos. A dica é tomar até 3 xícaras por dia.

2. Chá de anil trepador: possui ação hipoglicemiante que ajuda no controle do diabetes. A planta anil trepador é conhecida popularmente como “insulina vegetal”.

Para preparar o chá, coloque 2 colheres de sopa da erva em 1 litro de água e ferva. Assim que começar a ferver, desligue o fogo deixe repousar por cerca de 10 minutos. Coe em seguida. A sugestão é tomar o chá de 2 a 3 vezes por dia.

3. Chá de canela: a bebida ajuda o organismo a controlar o açúcar no sangue. Para o preparo, coloque 3 paus de canela e 1 litro de água em uma panela. Deixe ferver por alguns minutos e, depois, cubra e espere ficar morno. Beba o chá várias vezes ao dia.

Que chá é bom pra baixar a glicose?
Que chá é bom pra baixar a glicose?

4. Chá de melão-de-são-caetano: com ação hipoglicemiante, ele atua na redução da glicemia de forma natural.

O modo de preparo é feito da seguinte forma: coloque 1 colher de sopa das folhas secas de melão-de-são-caetano e um 1 litro de água em uma panela. Leve ao fogo para ferver. Deixe em repouso por 5 minutos, coe e consuma ao longo do dia.

5. Chá de quebra-pedra: as folhas de quebra-pedra contam com extratos aquosos que possuem efeito hipoglicemiante, ou seja, que contribui para o controle do açúcar no sangue.

Para preparar o chá, deposite 1 colher de chá de folhas de quebra-pedra em uma 1 xícara de água quente. Em seguida, deixe repousando por 5 minutos, coe e tome em seguida. A sugestão é consumir de 3 a 4 vezes por dia.

Benefícios de tomar chá regularmente

O consumo regular de chá traz diversos benefícios para a saúde, tanto física quanto mental. Originário do sudeste asiático, o chá é uma bebida milenar, preparada a partir das folhas da planta Camellia sinensis. Existem várias variedades de chá, como o verde, o preto, o branco e o oolong, cada um com suas propriedades específicas. O hábito de beber chá pode promover uma vida mais saudável e equilibrada.

Os benefícios do chá estão relacionados principalmente aos seus compostos bioativos, como as catequinas e os polifenóis, que possuem ação antioxidante. Essas substâncias auxiliam na prevenção do envelhecimento celular e na redução do risco de doenças crônicas, como câncer, doenças cardiovasculares e diabetes. Além disso, o chá possui propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, que contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico.

Além dos benefícios físicos, o chá também pode melhorar a saúde mental. Beber chá regularmente tem sido associado a uma diminuição do estresse e da ansiedade, devido aos compostos relaxantes presentes na bebida, como a teanina e a cafeína em quantidades moderadas. A teanina, por exemplo, é um aminoácido que promove a sensação de relaxamento e bem-estar, ajudando a melhorar a concentração e o foco. Portanto, incorporar o chá no dia a dia é uma ótima forma de cuidar do corpo e da mente, favorecendo a qualidade de vida.




Voltar ao topo

Deixe um comentário