scorecardresearch ghost pixel



Adolescentes que fumam, são obesos e têm ansiedade envelhecem mais rápido

Pesquisa analisou o histórico de mais de 900 pessoas e percebeu que aqueles que fumavam, eram obesos e apresentavam transtorno mental na adolescência envelheceram bem mais rápido.



Um estudo publicado nesta semana na revista Jama Pediatrics analisou crianças e adolescentes entre 11 e 15 anos. Os indivíduos que participaram da pesquisa eram ou são obesos, tabagistas e apresentam distúrbios como ansiedade, depressão ou TDAH. A conclusão foi a de que essas pessoas tendem a envelhecer três vezes mais rápido do que os demais a cada ano.

Veja também: Pesquisa mostra quanto tempo de vida o cachorro-quente retira da pessoa

Pesquisa analisou mais de 900 pessoas

Os pesquisadores utilizaram dados de 910 pessoas que fizeram parte do Dunedin Study. Trata-se de uma investigação de longo prazo com objetivo de rastrear a saúde e o comportamento dos nascidos entre abril de 1972 e março de 1973. Todos os participantes são de Dunedin, na Nova Zelândia, sendo que foram acompanhados desde os 3 anos de idade até os 45.

Os resultados analisados após os 45 anos de idade surpreenderam muitas pessoas. Afinal, a correlação entre os hábitos de vida e outras características se tornou evidente e decisiva para o envelhecimento.

Resultados mostra envelhecimento precoce

No geral, os voluntários que fumavam tabaco/nicotina, tiveram distúrbios psicológicos e/ou obesidade na adolescência apontaram algumas características. Quando adultos, eles andavam 11,2 cm mais devagar que as demais pessoas sem esses traços, além de apresentarem idade cerebral avançada em dois anos. A idade fácil também era quatro anos mais velha na comparação com seus pares que não apresentaram vícios, obesidade ou questões mentais.

Para chegar aos resultados, o estudo reuniu informações sobre índice de massa corporal, exames sanguíneos, medidas corporais, pressão arterial, colesterol, cárie e questões gerais de saúde.

Pessoas que tiveram asma envelheceram menos

Contudo, uma ressalva foi notada entre os resultados. Os adultos que tiveram asma quando mais novos, não apresentavam idade mais velha que os demais. Isso foi observado em todos os aspectos variáveis e chamou a atenção dos pesquisadores.

“Isso aumenta a pesquisa anterior, expandindo-a para essas quatro condições, das quais descobrimos apenas que três estavam associadas ao envelhecimento acelerado”. Por isso, o estudo “mostra que essas condições têm efeitos independentes, de modo que cada uma delas está exercendo sua própria associação com o envelhecimento posteriormente”. Foi o que afirmou Kyle Bourassa, pesquisador de psicologia clínica e pesquisador avançado do Durham VA Health Care System.

No geral, a partir dos dados coletados e dos resultados obtidos, é indicado que pessoas recebam tratamento precoce para prevenir quaisquer possíveis alterações futuras.




Voltar ao topo

Deixe um comentário