No verão é difícil quem não acabe sofrendo pelo menos um pouco com o calor excessivo, e com nossos amigos pets, não é diferente. Nossos amigos cães sentem tanto ou mais calor que nós, pois eles, ao contrário de nós, não possuem as glândulas sudoríparas espalhadas pelo corpo todo.
Veja também: Descubra quais são os cachorros mais procurados pelos brasileiros
Neles, essas glândulas se concentram nas almofadinhas das patas e no focinho. Agora, imagine só como deve ser para eles encararem as altas temperaturas com toda a sua cobertura de pelos! Cães não possuem uma regulação de temperatura eficiente como a nossa, fazendo com que eles fiquem com aquela respiração mais ofegante.
E é justamente pensando no conforto do seu cãozinho que vamos te mostrar as 5 melhores dicas para ajudar seu pet a passar menos calor.
5 coisas que você pode fazer para seu cão sofrer menos no calor
- Comida úmida
A comida úmida em dias excessivamente quentes pode ser uma ótima aliada. Ajuda a manter a hidratação do seu cãozinho. Porém cuidado para não dar comida em excesso para ele!
- Borrifando seu cãozinho
Quem não gosta de um refresco no verão, não é mesmo? Nossos amigos cães amam, também. Experimente borrifar um pouco o pescoço dele, ou quem sabe, até mesmo dar um banho refrescante nele. Ele vai amar.
- Sorvete para cães? SIM!
Muita gente nunca ouviu falar, mas existe sorvete para cachorro. E eles adoram!
É uma alternativa maravilhosa para os dias de verão, e assim como as crianças, os cães se divertem muito tomando sorvete.
Uma outra ótima opção, é a água geladinha. Tenha o cuidado de manter a água do seu cãozinho fresca, de modo que beber água, para ele, seja confortável.
- Tosa, para que te quero
Como é de se imaginar, cães de pelagem longa sofrem mais no verão.
Por que não tosar seu amigo nessa época do ano? É sabido que tutores de cães de pelagem mais densa, adoram eles serem assim. Mas talvez deixar o seu amigo confortável seja mais urgente. Então quem sabe tosar o pêlo dele seja uma boa solução?!
Aqui se seguiram algumas dicas básicas para ajudar seu cão a ficar mais confortável no verão, mas não podemos deixar de reforçar algumas outras questões:
- Não o leve para passear no momento do sol forte. Ideal que seja ou antes das 9h ou após as 18h.
- Atenção às patinhas no asfalto quente. Pode parecer óbvio mas nem todo mundo se atenta para essa questão.
Seguindo essas dicas, temos certeza que o verão será uma estação muito mais feliz para seu cãozinho.