scorecardresearch ghost pixel



Android 13 terá em breve uma ferramenta que libera memória no celular

O Google anunciou um novo recurso para Android que promete liberar até 60% da memória interna do aparelho. Leia e conheça os detalhes da novidade.



Nesta última quarta-feira, dia 9, o Google anunciou que está em processo de desenvolvimento de uma nova ferramenta para Android, que permitirá que partes dos aplicativos sejam removidos, ao invés de serem desinstalados por completo.

Veja também: Novo recurso que permite enquetes em grupo pode estar sendo testado pelo WhatsApp

O processo irá arquivar o aplicativo em formato APK –  extensão do Android para descompactar e instalar aplicativos – guardando as principais informações da conta como dados de login e imagens, que serão recuperados ao reinstalar o aplicativo.

Um dos principais inimigos do Android é o consumo excessivo da memória interna pelos aplicativos, principalmente pelo acúmulo de arquivos em cache e dados, e a promessa do recurso é resolver essa questão.

Google explicou a ideia do arquivamento

“O arquivamento é uma nova funcionalidade que permitirá que usuários recuperem cerca de 60% do espaço ocupado pelo aplicativo temporariamente removendo partes dele em vez de desinstalá-lo completamente”.

A função, que irá se chamar “Archiving”, está sendo lançada junto com o Bundletool 1.10, o que, segundo o Google, será os “primeiros passos para disponibilizar o arquivamento para todos os desenvolvedores que usam App Bundles”.

De acordo com Lidia Gaymond e Vicki Amin, gerentes de Produto do Google Play: “Em vez de desinstalar um aplicativo, os usuários poderão ‘arquivá-lo’, o que libera o espaço temporariamente e ainda é possível reativar o app depois de maneira rápida e fácil”.

Ainda não ficou claro como o Android irá destacar para o usuário quais aplicativos estarão arquivados, porém de acordo com o Google, o aplicativo poderá ser restaurado para a versão mais atual sem maiores problemas.

Apesar de ser uma novidade muito interessante para os usuários do Android, não se sabe ainda se todas as versões do Android irão receber o recurso ou se ele estará disponível somente para o Android 13. 

O recurso já começou a oferecer App Archiving para desenvolvedores e a novidade deve estar disponível para os usuários até o final do ano.




Voltar ao topo

Deixe um comentário