scorecardresearch ghost pixel



Após nova alta da gasolina, é vantajoso abastecer com etanol? Aprenda como calcular

Momento de pressão nos preços dos combustíveis leva motoristas a fazerem as contas para descobrir o que vale mais a pena.



A Petrobras anunciou na última quinta-feira, 10, um novo aumento nos preços da gasolina e do diesel. O consumidor, que já estava sofrendo com o alto valor nas bombas, precisa refazer os cálculos para descobrir o que vale mais a pena: etanol ou gasolina.

Leia mais: Prepare o bolso: Litro da gasolina atinge os R$ 10 em dois estados

A conta para verificar qual dos combustíveis é mais vantajoso considera que o etanol tem 70% do poder calorífico da gasolina. Sendo assim, o motorista precisa de 30% a mais do primeiro  do que do segundo para rodar uma mesma distância.

Aprenda a fazer a conta

O etanol deixa de valer a pena em relação à gasolina quando seu preço representa mais de 70% do valor do derivado de petróleo. Para fazer a conta, multiplique o valor do litro da gasolina por 0,7 e confira o resultado:

  • Resultado menor que o preço do litro do etanol: gasolina vale mais a pena;
  • Resultado maior que o preço do litro do etanol: etanol vale mais a pena.

Essa conta considera uma média de consumo dos veículos, por isso pode variar. Se quiser calcular com mais precisão, anote o rendimento do seu carro com um litro de cada um dos combustíveis e divida o resultado do etanol pelo da gasolina. Feito isso, substitua o resultado pelo 0,7 da conta acima.

Exemplo: para um carro que faz 14 km com 1 litro de gasolina e 7 km com 1 litro de etanol, o coeficiente é 0,5 (7/14 = 0,5).

E qual vale a pena hoje?

Após o novo aumento anunciado pela Petrobras nos preços da gasolina, a expectativa é que o etanol passe a ser mais vantajoso em grande parte do país. Até a semana passada, a vantagem do derivado de petróleo sobre o biocombustível era mínima, considerando as médias nacionais apuradas pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Levando em conta que o preço do litro varia bastante entre os postos brasileiros, a dica é sempre fazer as contas antes de encher o tanque.




Voltar ao topo

Deixe um comentário