scorecardresearch ghost pixel



Artrite reumatoide: sintomas de uma doença autoimune podem refletir no rosto

Você já ouviu falar em artrite reumatoide? Conheça mais sobre uma das doenças autoimunes que mais geram perdas na qualidade de vida dos pacientes.



As doenças autoimunes estão entre os mistérios da ciência médica que permeiam a humanidade há tempos. As causas não possuem explicações claras e os tratamentos podem ser variados, de acordo com cada caso. Contudo, costumam ser situações de saúde que podem agravar e comprometer a qualidade de vida do paciente. Entre essas doenças está a artrite reumatoide, caracterizada por períodos de dores extremas.

Veja também: Descubra 7 sucos que podem ajudar no tratamento do diabetes ainda hoje

O paciente com artrite reumatoide relata períodos assintomáticos e outros onde as dores são lancinantes e se espalham pelo corpo. É uma espécie de “inflamação generalizada” que acomete principalmente as mãos e os pés. Ela faz o próprio sistema imunológico atacar os tecidos saudáveis do corpo e afeta outras estruturas, como o rosto.

Sintomas da artrite reumatoide no rosto incluem síndrome do olho seco

A maior ocorrência dessa doença está em mulheres entre 30 e 40 anos de idade. Elas percebem que algo está errado quando, além das dores, começam a sentir os olhos secos. Isso faz com que o risco de infecções oculares seja aumentado consideravelmente, já que falta a lubrificação natural adequada.

Essa doença ainda tem capacidade de causar mais complicações, como a síndrome do canal cárpico, que se trata do aumento de pressão dentro do canal, onde passa o nervo mediano e nove tendões do antebraço para as mãos. Isso faz com que o nervo se comprima e aumente a sensibilidade e as dores na região. Em alguns casos, o membro chega a ficar incapacitado de realizar força motora.

As crises podem ocorrer à noite

Geralmente, as crises da artrite reumatoide costumam ocorrer no período noturno, e os sintomas incluem formigamento e dormência. Os pacientes também podem sentir:

  • Dores no peito;
  • Cansaço;
  • Falta de energia;
  • Temperatura corporal elevada;
  • Perda de apetite;
  • Emagrecimento inexplicável;
  • Dores nas articulações;
  • Alterações cardíacas;
  • Problemas na coluna.

Se você sente alguns sintomas como esses, procure um médico para receber o diagnóstico adequado. Os casos de artrite reumatoide são considerados raros, mas têm diagnóstico desafiador e precisam de tratamento especializado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário