scorecardresearch ghost pixel



Auxílio Brasil: Governo fará cortes no número de beneficiários em março?

Enquanto a folha de pagamento de março não sai, muitas famílias de baixa renda temem sua exclusão do programa.



Uma nova parcela do Auxílio Brasil será paga nos dez últimos dias úteis de março, sendo a quinta desde o fim do Bolsa Família. De acordo com a promessa feita pelo Ministério da Cidadania, nenhuma família deve receber menos de R$ 400 por mês até dezembro de 2022.

Leia mais: Vale-alimentação como você conhece vai acabar; Saiba como ficará o benefício

Em fevereiro, mais de 18 milhões de beneficiários tiveram acesso aos repasses. O número inclui os antigos aprovados do Bolsa Família e mais de 3 milhões de pessoas incluídas no programa em janeiro e fevereiro deste ano.

Até o momento, ainda não é possível saber o tamanho da folha de pagamento de março do Auxílio Brasil. Sendo assim, os cidadãos não sabem se vão continuar ou não recebendo o benefício.

O governo costuma liberar a consulta apenas alguns dias antes do início dos repasses da próxima parcela, que neste mês está previsto para o dia 18. Quando as informações estiverem disponíveis, basta acessar o aplicativo do programa para verificar se a família continuará ou não recebendo.

Novos cortes no Auxílio Brasil

Embora não haja nenhuma confirmação oficial de cortes, é bem possível que eles ocorram. Isso porque a pasta da Cidadania realiza fiscalizações periódicas para verificar se os usuários ainda se enquadram em todos s critérios de elegibilidade.

Quando a família não está mais dentro das regras do programa social, a punição é sua remoção. Neste sentido, novos cortes são sim esperados para o mês de março.

Os motivos do descumprimento das exigências são os mais variados: falecimento de um membro, não localização da família por período igual ou superior a 48 meses, omissão de informação, prestação de informação inverídica, dentre outros.

O jeito mais fácil de evitar problemas com a inscrição é manter os dados sempre atualizados no sistema do Cadastro Único (CadÚnico), além de não deixar de informar qualquer mudança importante, como falecimento de um membro da família ou aumento na renda familiar.




Voltar ao topo

Deixe um comentário