scorecardresearch ghost pixel



Tem o CadÚnico, mas não recebe nenhum auxílio? Entenda o que pode ser

Quem busca algum auxílio do governo federal precisa estar inscrito no CadÚnico. Se mesmo assim você não receber os benefícios, veja o que fazer.



Para ter acesso a qualquer auxílio do governo federal, todo cidadão brasileiro precisa ter o Cadastro Único (CadÚnico). E não para por ai! Também é preciso manter os dados sempre atualizados para garantir que os benefícios corretos sejam destinados para cada família.

Leia mais: Auxílio Brasil: Novos pagamentos do benefício já têm data de início

O CadÚnico é um verdadeiro banco de dados do governo federal. Apesar de o cadastro ser feito em cada município, o levantamento é mais usado na esfera federal. Por isso, se mesmo com o CadÚnico você ainda não recebe nenhum benefício, entenda onde está o erro.

Auxílio pelo CadÚnico

Antes de tudo, se a família ainda não tem o CadÚnico é preciso procurar pelo atendimento em alguma unidade do Centro de Referência e Assistência Social (Cras). As famílias precisam apresentar documentos de todos os integrantes da casa. Preferencialmente o cadastro deve ser feito em nome de uma mulher, maior de idade.

Mas, não basta apenas ter o CadÚnico. É preciso estar com os dados atualizados sempre que uma nova mudança acontece na família. Por exemplo, nos casos de nascimentos e mortes, troca de emprego ou qualquer alteração na renda.

A atualização tem que ser feita pelo menos a cada dois anos. Ou seja, manter o cadastro ativo. Feito isso, o governo federal direciona as famílias para cada auxílio, desde que sejam atendidas as regras básicas de cada um deles.

Lembrando que a maior parte dos programas é voltada para pessoas que vivem em situação de pobreza ou de extrema pobreza. Por isso, se você tem certeza que se encaixa nas regras e mesmo assim não recebe nenhum auxílio, procure o Cras da sua cidade para conferir os dados e encontrar as falhas que possam existir.

Ainda de acordo com o governo federal, mais famílias têm sido incluídas em vários programas, como é o caso do Auxílio Brasil. Por isso, quem fez o CadÚnico recentemente pode estar prestes a conseguir uma oportunidade.




Voltar ao topo

Deixe um comentário